Saturday, October 14, 2006

Posts de Janeiro 2006


.
novidades do fim-de-semana II

Por acaso, aconteceu-me na sexta de manha ter uma vaga aberta para o pior filme de sempre, e estava ali o Rei Artur mesmo a mao.
posted by Rita Dantas @ 09:56 10 comments
.
novidades do fim-de-semana

Parece (nao vamos precipitar-nos), que eu afinal também sofro de ressaca como os outros mortais. Felizmente, tal como o álcool, a ressaca nao me sobe a cabeça (algumas fotografias da nossa festa de Ano Novo Chines aqui).
posted by Rita Dantas @ 09:53 1 comments
.
Evelyn Cotton

Ontem, todos os homens da minha vida acharam bem irromper por ela adentro (com uma excepçao), por todos os canais de comunicaçao disponíveis: por carta, por telefone, por mail, messenger, etc. Ri-me, irritei-me e sorri, tudo no mesmo dia. Some timing.

PS:Pois, realmente isto implica que os homens da minha vida nao sejam muitos, e mesmo que o conceito tenha de ser alargado para incluir todos os canais de comunicaçao no jogo das coincidencias...o que se há-de fazer...snif.
posted by Rita Dantas @ 09:48 3 comments
Segunda-feira, Janeiro 23, 2006
.
a.c. - d.c.

amor a quadragésima quinta vez

Nao faço ideia nenhuma do que é que eu juntava antes a todos os cozinhados a precisar de mais um legume, ou de como é que eu cozinhava no geral, mas devo dizer-vos que estou completamente banzada com a courgette. É genial, como é a achei tao desinteressante durante tantos anos? Ah, a courgette é magnífica.

Sempre soube que ia descobrir pelo menos um amor para a vida em 2006.
posted by Rita Dantas @ 13:18 16 comments
.
Best of Jan Saudek








Até Março, Staroměstské Náměstí, Nr.15.

Eu fui no sábado (adoro este homem).
posted by Rita Dantas @ 12:12 3 comments
.
Spam

Um ministro da maioria checa foi forçado a demitir-se por causa de umas complicaçoes menores envolvendo uma viagem ao Ghana as custas de um empresário de cacau e o empréstimo da conta bancária da mae para uma transferenciazinha inocente. Isto nao vos lembra alguma coisa?
posted by Rita Dantas @ 12:09 3 comments
.
Zima (o frio)

Ontem, estava a falar do frio com uma das Ivas, quando lhe perguntei que temperatura estava lá fora, debaixo do céu finalmente limpo que tinha passado o dia azul. Ela disse-me que nao tinha a certeza, mas que estavam entre -5 e -10. Isto porque, explicou-me a Iva, quando está mais frio do que isso é fácil percebe-lo, já que, ao inspirar, o nariz demora algum tempo a voltar a forma normal porque as mucosas quase congelam ao contactar uma com a outra. Fascinante.
posted by Rita Dantas @ 12:03 5 comments
.
Nem emi- nem imi-

Onde meti eu o meu pedido de atribuiçao de uma cidadania estrangeira? Alema, espanhola, checa, ou mesmo a inglesa que eu tinha reservado para a reforma?
PS: Se apesar de tudo quiserem ler sobre as eleiçoes, a análise de que gostei mais está neste post.
posted by Rita Dantas @ 12:00 0 comments
Sexta-feira, Janeiro 20, 2006
.
esta vossa rita maria procura activamente...

Alguém que tenha tratado de bolsas de doutoramento com todas as entidades portuguesas afectas a coisa, especialmente a FCT, e que me possa relatar a experiencia, dar conselhos poderosos sobre como ser bem sucedida no pedido da dita cuja ou conselhos úteis sobre como me começar a mexer já, ou conselhos gerais sobre qualquer outra coisa que nao tendo nada a ver pudesse ser muito útil na mesma.

Encham-me de esperança, ou tirem-ma já.
posted by Rita Dantas @ 14:38 10 comments
.
As Checas

ou

Dupont et Dupont




Eu, de vez em quando, faço umas coisas muito inteligentes, nao é para me gabar mas é verdade. Desta vez, o toque de brilhantismo foi vir morar com uma checa, provisoriamente duas, a Iva e a Iva.
A Iva e a Iva sao umas queridas, e nunca se importam de me explicar coisas sobre o checo, os checos e a República Checa. Quer seja explicando a história dos apelidos ou demonstrando a viva voz as vantagem dos espirituosos checos, a saber uma Moravská de Ameixa (que era mesmo boa) e o licor de ervas boémio da foto lá de cima. Até me explicaram como se faziam os knedliky (é giríssimo, no fim têm de ser cortados com uma linha para nao achatarem).

Bem, isto para vos contar que as minhas connections checas se vao firmando, primeiro a medo e depois a Moravská, em conversas pela noite fora que podem ou nao ter incluído desfazer finalmente a árvore de Natal e atirá-la pela janela.
posted by Rita Dantas @ 13:03 3 comments
.
Viagens

Preço de viagens de comboio, ida e volta, a partir de Praga:
(conversoes informais)

Bratislava: 514 Kc (17 euros)
Budapest: 1230 Kc (41 euros)
Vienna: 900 Kc (30 euros)

Quando ter feito babysitting já me tiver permitido conhecer todas as crianças estrangeiras de Praga, aguardem-me (têm de ver que há outras despesas associadas a morar aqui, como ir a Ópera a preços de saldo).
Aos meus futuros visitantes por terras eslavas ainda pouco convencidos, é favor considerar este atractivo extra.
posted by Rita Dantas @ 12:46 5 comments
.
que sí, que las brujas, ainda las hay

O estimado ex-camarada Ruben de Carvalho, em retrato em primira mao, para todos os que gostavam de acreditar que agora, no PC, é tudo um amor, e se nao fosse o excesso de porco assado, a vida era uma maravilha.
posted by Rita Dantas @ 11:20 0 comments
Quarta-feira, Janeiro 18, 2006
.
Pipocas

Quando encontro um blog novo é porque normalmente os do costume já nao escrevem nada há várias horas e estou a desesperar a frente do computador, seguindo os links dos outros em busca de um qualquer blog que me esteja a escapar. Hoje, esta lista salvou-me o dia. A mim já me aconteceram no mínimo 70% das coisas citadas (embora eu nao tenha talento para praguejar, pelo menos na minha língua materna).
posted by Rita Dantas @ 16:43 8 comments
.
on the dumplings situation

Knedliky rule


Ontem comi SviÄヘkova na SmetanÄ›, o prato favorito do nosso estimado Vaclav Hável. Estava com imenso medo de odiar os Knedliky, porque abomino por exemplo Kartofellklösse, mas eram fabulosos. Tal como o resto, a carne, o molho, e a cerveja. Agora se vierem, já sei onde levar-vos a comer comida checa, e garanto que é verdade que é genial.
Para ajudar a festa, Praga tinha acabado de se cobrir de neve e tudo estava lindíssimo. De repente, ter vindo morar para a República Checa nao parecia tao disparatado e declinar sete casos pareceu-me nao só humana mas mesmo ritamente possível. Cerveja a mais, eu sei.
posted by Rita Dantas @ 12:10 6 comments
Terça-feira, Janeiro 17, 2006
.
Dobře

Um professor checo contou-me hoje que a imprensa checa nao tem falado de outra coisa nos últimos dias que nao de Portugal. Nao é magnífico?
O título mais frequente é "Já estamos a frente de Portugal", ou algo que o valha. Explicou-me que eram parvos, porque se se comparassem por exemplo com a Eslováquia, o que seria muito mais justo, estavam atrás. Certo, registei: estamos já atrás dos checos e muito atrás da Eslováquia. Só nao perçebo porque ainda se alegram por nos passar a frente.
Quando Cristo disse que os últimos sao os primeiros, estava certamente a consolar-nos em antecipaçao.
posted by Rita Dantas @ 17:48 9 comments
Segunda-feira, Janeiro 16, 2006
.
Os meses

Em checo os nomes dos meses tem significados. Quem nasce em Janeiro fica com Gelo, quem nasce em Abril com Carvalho, em Maio com Florescer. A maioria sao assim nomes bonitos saídos de um filme asiático. Só tem azar quem nasce em Dezembro, o mes matança dos porcos. Já há azar.
posted by Rita Dantas @ 15:37 10 comments
Sexta-feira, Janeiro 13, 2006
.
Nerozumín Äヘesky

Sempre fui da opiniao de que os povos com línguas difíceis devem ser melhores no sexo oral. Os checos, que comunicam entre si num dialecto de tskis-tskas e beneficiam ainda de algumas palavras constituídas apenas por consoantes, em grupos de onze por exemplo, devem ser barra.
PS:Digam lá tski-tska-ch-tski-tska-ch-tski...
posted by Rita Dantas @ 15:43 11 comments
.
Praha (primeiras impressoes)

O bom e o bonito

O meu apartamento é fantástico. Lindo. No meu quarto gigante os meus passos ecoam e o sol bate toda a manha. Na minha casa de banho, nos dias em que nao há baile, podemos organizar uma orgia na gigantesca banheira triangular. E a cozinha é linda e maravilhosa. Durante os fins-de-semana, sou a única moradora (nao sei se hei-de por isto no bom e no bonito ou na cantiga do ladrao de um olho só, mas seja).

O centro da cidade é mesmo extremoso e se tirasse uma fotografia a cada prédio que acho fantástico podia nao sair da mesma rua a tarde toda. O frio nao me apoquenta por aí além, até fica bem no ambiente. Perto de minha casa posso correr ao longo do rio e o supermercado fica na esquina.

O terrível e desgraçado

Os checos nao falam língua nenhuma, e comunicam entre eles numa língua que nao tem semelhanças com nenhuma outra e que se declina alegremente ao longo de sete (sete!!!!!) casos. A nao ser que nao tenham outra hipótese ou nos conheçam ou sejam um dos 5% absolutamente excepcionais da populaçao, é um manifesto exagero achá-los simpáticos (já esta frase nao é uma hipérbole mas um eufemismo, o correcto é um bocadinho mais desagradável mas, também, nao vale dize-lo já).
Absolutamente tudo é difícil numa terra cuja língua nao se fala (mas onde, onde estava eu com a cabeça?). Nao tenho net nem telefone fixo no meu palacete e estou um pouquinho perdida.
posted by Rita Dantas @ 14:24 12 comments
Terça-feira, Janeiro 10, 2006
.
Aldina Duarte (II)

Armada de uns cheques Fnac para gastar, e depois de investigar a Putumayo, pensei que era mesmo altura era de levar a Aldina Duarte para Praga comigo. Estava eu à procura na secção de fados, nada. Vou ver destaques, nada. Será possível que a Fnac não tenha a Aldina Duarte?

Levantei os olhos, afinal tinha. Era ela, estava mesmo ali à minha frente, de carne e osso.
Fiquei esgazeada, e não tive, mais uma vez, coragem para lhe dizer nada. Mas foi mágico, não foi?
posted by Rita Dantas @ 00:16 7 comments
Segunda-feira, Janeiro 09, 2006
.
josé rodrigues dos santos

Confesso desde já que não li a obra literária de José Rodrigues dos Santos, com a excepção deste excerto que descobri via Afrodite e que vos recomendo vivamente. É um maravilhoso pedaço de literatura.

Tenho de confessar que o excerto até não me espantou muito, com excepção do detalhe gastronómico, verdadeiramente original. Deve ser um detalhe sueco, fruto de aturada pesquisa.

É que, não tendo lido nenhum dos seus livros, tive o senhor como professor o que, independentemente das calamidades que ele escreva (e parece que escreve), é muito pior.
José Rodrigues dosSantos é daqueles professores que começa logo por dizer que não dá mais de 14, o que equivale, especialmente numa aula de teor prático, a dizer "eu não tenho competência para vos ensinar mais que 14", o que me irrita desde logo. Ainda por cima só dava entre 10 e 13.
É possível que naquele ano a competência do senhor só tenha chegado para 13. Quem diz competência, diz assiduidade, que José Rodrigues dos Santos também é daqueles professores que gosta de faltar a aulas sem avisar (acredito que lhe dá especial gozo às sextas de manhã, então se a aula for cedíssimo...).
A certa altura, desisti de ir às aulas eu também (no entanto, e é preciso dizê-lo, a minha assiduidade também não era brilhante, mesmo com bons professores, excepção feita para os muito muito bons), mas não indo às aulas posso garantir que numa série de aulas sobre jornalismo radiofónico e televisivo fui a todas que poderiam ter alguma utilidade prática (duas) e também à única sobre jornalismo radiofónico. O que implica que tenha ido a pelo menos igual quantidade de manhãs de sexta feira desperdiçadas, a maioria no café porque o professor faltou.
Já quando precisávamos mesmo de falar com ele, a funcionária encolhia timidamente os ombros como quem não podia fazer nada e sugeria: "A menina podia era ir à RTP, é aqui ao lado, a menina explicava a situação e se calhar ele recebia-a". Magnífico.

Eu cá mereci o meu onze, efectivamente não sabia (e não sei, nem quero) escrever notícias para televisão. E José Rodrigues dos Santos merece que se explique que o duplo salário que ganha à revelia da lei, é por ser este professor magnífico.
Que bom que era que tudo o que ele fizesse de mau fosse andar por aí a escrever poesia barata de arrepiar os cabelos à Maria de Lourdes Modesto.
posted by Rita Dantas @ 23:51 11 comments
Sexta-feira, Janeiro 06, 2006
.
condiderações optimistas

G6F43kX

Sem Word Verification, já não tenho um comentário Spam há vários meses. Devem ter percebido que não servia de nada e desistido. Acho que acabou. Tirem lá a word verification, que isto dos comentários com spam já está a dar as últimas....
posted by Rita Dantas @ 12:39 5 comments
Quinta-feira, Janeiro 05, 2006
.
a lei de rita no seu melhor

Escrevia eu hoje de manhã a uma amiga que dava tudo por mais quatro diazinhos em Portugal. À tarde, cancelaram o meu voo: só vou terça feira. Um, dois, três, quatro.
posted by Rita Dantas @ 18:17 9 comments
.
Pomoc!
(primeiro post em preparação da partida para Praga)

Estou de partida para Praga. A viagem vai ser de susto, principalmente a parte magnífica em quetenho apenas catorze horas para conhecer todo o aeroporto de Gatwick. Bem sei que já lá estive anteriormente, mas catorze horas é manifestamente insuficiente. Ainda por cima sozinha, toda a gente sabe que odeio visitar lugares importantes sozinha.
Com tão pouco tempo, não sei como vou arranjar ainda tempo para decorar outras frases em checo que não Pomoc (socorro), mas também não há-de ser nada: tenho a certeza de que mesmo que decore as três páginas de frases úteis do guia da American Express não aprenderei a dizer "Por favor, leve-me para este endereço, sem passar por Budapeste, e pelo dinheiro que cobraria a um checo, não por um balúrdio digno de turista idiota".
Ler a biografia do Mao, então, está completamente fora de questão.

Outro problema grave com que me deparei entretanto foi o pouco peso da minha mala, sendo que só posso levar uma. Eu tenho direito a levar vinte e na mala só estão quinze. Era mesmo o que me faltava.Toca de arranjar coisas pesadas para encher a mala, era só o que me faltava fazer favores aos senhores, como se eles fossem uns queridos ou algo que o valesse.

Por outro lado, falta-me também ainda um caixote onde caibam todos os extras que não cabem nem na mala nem na mirabolante bagagem de mão sob a qual vou sucumbir, incluindo a cama insuflável que levei para Bath eque levo em previsão das incontáveis visitas (os hesitantes podem ler este post daEsdruxulina para ver se ficam convencidos).

Enfim, esta preparação não está famosa, por enquanto. Estou menos contente do que devia, em parte pela ansiedade de ir morar para um país cuja língua não falo, em parte porque não passei tempo suficiente em casa para compensar as ausências. O que implica ter de poupar dinheiro para vir em Abril.

Ora, tretas. Bem, vou queimar estes humores almoçando com as miúdas.
PS: Se tiver tempo, o que duvido, chateio-vos mais de Gatwick.
posted by Rita Dantas @ 11:57 5 comments
Terça-feira, Janeiro 03, 2006
.
Piada do dia

Gostei muito desta anedota de loiras, é de génio. Temos de contar à Elvira.
posted by Rita Dantas @ 19:05 3 comments
Segunda-feira, Janeiro 02, 2006
.
Lisbonne

PS: Outros detalhes que vou colhendo entre diversas burocracias, aqui .
posted by Rita Dantas @ 21:25 5 comments

No comments: