Saturday, October 14, 2006

Blog Julho de 2005
.
Acabo de descobrir que...

...sempre que faço um smiley no messenger, o acompanho também com um sorriso tonto apropriado. O que me vale é não estar ninguém directamente em frente à minha secretária.

Tenho imensos destes excessos de expressão: penso uma coisa engraçada, rio-me, imagino uma cena em que faria um ar sobranceiro, faço-o, imagino uma frase, mexo as mãos e, por vezes, se estiver mesmo a imaginar o tom em que diria a frase, escapa-me mesmo. Às vezes reparo e ponho-me direitinha, envergonhada.

Andar nos mesmos transportes públicos que eu devo ser demais.

PS: Fiquei corada a escrever este post, e doem-me as bochechas. Enfim, quoi faire.
posted by Rita Dantas @ 18:04 1 comments
Quarta-feira, Julho 27, 2005
.
il y a longtemps que...

...já não vos chateio com delirantes posts intimistas e depressivos.

A verdade é que já não sinto uma necessidade tão drástica dos devaneios intimistas e que os escritos depressivos já não se justificam.
Aplica-se a lei de rita. Os deuses estavam sentados descansadamente na sua cadeira quando repararam que um dos seus terráqueos favoritos, eu, não tinha tido ainda qualquer revés amoroso digno desse nome. Ora, pensaram os deuses de si para consigo, pessoa que não tenha tido um desgosto de amor verdadeiro não é gente, não é nada.
Olhando para o meu destino que tinham alinhavado numa toalha de restaurante, descobriram que se era para ser, tinha de ser já. E escolheram bem: quantas pessoas terão a sorte de após um revés mudar de país não uma mas três vezes e de ser forçadas a digerir as lágrimas por entre um estágio compensador? Quantas poderão fazê-lo com a família e os amigos que eu tenho? E quantas perante o mais notável grupo de pretendentes dos últimos vinte e três anos?
De resto, não tenho feitio para andar deprimida por muito tempo.

Here's how I see it: podes sempre ter uma sorte dos diabos.
posted by Rita Dantas @ 17:04 2 comments
.
a linguagem da nova geração

O meu irmão diz que é um grande canibalimão. Devo preocupar-me?
E o que quer dizer rsrsrs em sm'ês?
posted by Rita Dantas @ 16:15 5 comments
.
On beauty

Eu gosto de imigrantes, de vê-los chegar, de senti-los de visita em Lisboa. Há um toque de nostalgia na portugalidade tão especial que acho que eles trazem consigo, e um cheirinho a futuro, da minha vida deus sabe onde. Mas isso não interessa nada. O que interessa é que este é o post mais bonito do dia.
posted by Rita Dantas @ 12:26 5 comments
.
on the birthday boy

Já hoje, faz anos o meu Paquito, a quem também mando um beijinho gigante e aquele abraço tamanho que não vou poder dar pessoalmente. Que nada do que o mundo tem de bom te fale, que a vida saiba merecer-te e que sejas tão feliz que a palavra não chegue.
posted by Rita Dantas @ 08:42 0 comments
.
on the birthday girl

Ontem fez aos a minha Gabilita mais linda, bichinho da minha alma. E nós fizemos um bolo, para celebrar os anos da Babi.
Outro beijinho grande grande de parabéns, com tudo o que há de bom e mais criancices, com todaa força e uma luzinha pequenina para o caminho.
posted by Rita Dantas @ 08:40 0 comments
Terça-feira, Julho 26, 2005
.
Après vous, mademoiselle

Na imprensa, essa instituição toda straightforward, o cavalheirismo é uma regra de ouro. Por exemplo, as mulheres entram e saem primeiro de qualquer elevador ou porta, qualquer que seja a ordem de chegada. Demorei algum tempo a perceber como isto funcionava. Claro, nos casos óbvios e simples, duas pessoas à frente de uma entrada, a coisa é básica, até eu reparo, how kind, deixou-me passar.
Mas imaginem este caso extremo. Elevador para no primeiro andar, entro eu e cinco homens depois. Como entrei primeiro, fico no fundo. Chegada ao segundo, todos se apertam muito apertadinhos para eu sair. E depois, saem todos também.
Ao princípio, achava sempre que tinham acabado de descobrir que aquele também era o andar em que iam sair (sim, sou de compreensão lenta). Parecia (e parece) tão contrário ao bom senso…
posted by Rita Dantas @ 12:56 6 comments
.
Ainda a propósito...

...do orgulho desmedido do dia, agradeço, com atraso, o destaque do Olho do Girino.
posted by Rita Dantas @ 11:15 0 comments
.
E a rita ia inchando de orgulho e ficando cada vez maior...

A fotografia do beijo de que voz falei quando partilhei convosco um dos meus blogs favoritos, o Beijo, que a Patsy compara justamente com a belíssima última cena do Cinema Paraíso, foi hoje publicada aqui. Estou gigante gigante.
posted by Rita Dantas @ 11:09 0 comments
Segunda-feira, Julho 25, 2005
.
Gosto...

...de pessoas gulosas (mais do que das outras).
posted by Rita Dantas @ 16:10 3 comments
.
Gosto...

...de blogs arrumadinhos.
Alguém me ajuda a trazer o perfil e os links dali do fundo de volta aqui para cima?
posted by Rita Dantas @ 16:08 1 comments
.
Tartufo bianco



A propósito do artigo que escrevi e da entrevista feita num grande hotel de Lisboa a este chefe de cozinha, acabo de ser convidada para ir comer umas trufas. A época é em Outubro, Novembro.
Acho que já não vou para Bath... (uma pessoa tem de definir prioridades).

Actualização: O chefe enviou-me um e-mail a dar-me os parabéns. Acho que estou corada.
posted by Rita Dantas @ 11:53 0 comments
.
Estou com...

...Sete textos em mãos, da fase embrionária à de acabamentos. E em recta final de estágio, com um balanço muito muito positivo. Toda a gente devia vir estagiar para aqui, depositam imensa confiança nos estagiários, dão-lhes imensas oportunidades e, ainda por cima, são uns queridos.
posted by Rita Dantas @ 11:02 0 comments
.
Ericeira
posted by Rita Dantas @ 10:59 0 comments
Sexta-feira, Julho 22, 2005
.
O Nuno Rogeiro

Ia eu uma vez no carro, vinha de fazer dez anos, ia para Evoramonte, quando pergunto aos meus pais uma coisa a que eles não sabiam a resposta. E responde-me o meu pai:
-Olha filha, pergunta ao Nuno Rogeiro.

Nessa altura fiquei a saber que o Nuno Rogeiro era um senhor que sabia tudo, e o tom irónico na voz da minha mãe a explicar-me isso deu-me a entender que ele sabia tudo de uma forma muito própria.
Desde então, o homem que sabia tudo sobre guerras e estratégia militar sabe também tudo sobre política e economia, bem como sobre música, regularmente na rádio que ouço com o pequeno-almoço.
O Nuno Rogeiro é o triunfo do homem português.Não há nada sobre que não tenha nada a dizer, tema algum em que não seja especialista.
Ele é um treinador de bancada, um general de bancada, um economista de bancada, um melómano de bancada, ele é uma bancada inteira.
posted by Rita Dantas @ 10:49 6 comments
Quarta-feira, Julho 20, 2005
.
Key to a girls heart

"És do Minho? Nota-se, eu quando te conheci vi logo que não eras de Lisboa, as pessoas de Lisboa são mais apáticas... (...) energia, (...) frescura..."
>p>
Este rapaz ganhou logo um lugar especial, por direito próprio, neste recém-inaugurado cheiro a Verão. Fazer os elogios certos é uma ciência, não basta contarem-nos que somos muito bonitas. Aprendam, meninos, que ele não dura sempre.
posted by Rita Dantas @ 18:36 12 comments
.




Não se queixem, que isto a fase negra que (ultra)passei levou realmente grande parte do meu sentido de humor, entre outras baixas, mas pelo menos passo-vos as boas piadas dos outros. Esta era do troll urbano.
posted by Rita Dantas @ 12:54 1 comments
.
Tanta melodia, tanta.

Um dia em Ãチfrica, visto por 100 fotógrafos, dos geniais aos apenas muito bons.
posted by Rita Dantas @ 10:56 0 comments
Terça-feira, Julho 19, 2005
.
Marketing

O PDS, aquele partido alemão de que já vos tinha falado aqui, decidiu mudar o seu nome para Linkspartei, Partido de Esquerda, ou, em abreviatura consagrada nos estatutos, die Linke, a esquerda. Agora, a esquerda são eles. Acho muita lata, confesso.
O caso mete a Wasg (ah quanto tempo não me lembrava daquele rapaz mesmo engraçado, o Luigi*), e pretende ser o princípio de novas possibilidades de uma aliança de esquerda. Sim, eu defendo a unidade das esquerdas, quando é possível e elas são esquerdas. Mas isto parece-me apenas Marketing. E, estou a repetir-me, uma grande lata.
*tinha de haver um detalhe fútil algures neste post, está bom de ver.
posted by Rita Dantas @ 17:41 0 comments
.
Hoje não tenho nada que fazer aqui na redacção...



Por isso também fiz um questionário para testar o espipal. Está aqui. Prometo convidar para jantar quem encimar esta lista de resultados (já que o teste é brilhante, tem de se compensar de alguma forma o tempo dispendido).
posted by Rita Dantas @ 15:31 5 comments
.
Médio Oriente

Era tão fácil se fosse assim. Mas não é, pois não?
posted by Rita Dantas @ 12:48 0 comments
Segunda-feira, Julho 18, 2005
.
Concorrência desleal

Há limites?

A group of French cleaning ladies who organised a car-sharing scheme to get to work are being taken to court by a coach company which accuses them of "an act of unfair and parasitical competition".
The women, who live in Moselle and work five days a week at EU offices in Luxembourg, are being taken to court by Transports Schiocchet Excursions, which runs a service along the route. It wants the women to be fined and their cars confiscated.
(...)
TSE (a empresa de transporte) is also suing the women's employer, Onet-Luxembourg. "They've basically accused us of inciting the car-sharing scheme when we have nothing to do with the method of transport used by our staff," said director Frédéric Sirerol.
posted by Rita Dantas @ 18:48 1 comments
.
No messenger, do cry

A Joana e o Zé foram os dois de férias. Sim, as duas pessoas que tornam os meus dias na revista suportáveis, estão de férias.
Com quem vou partilhar confidências fúteis, reflexões pessoais, problemas existenciais ou questões da existência, resmunguice gratuita, piadas patetas e conversa de gaja agora que a minha amiga mais giraça ousou pirar-se?
E com quem trocarei boquinhas, promessas de visitas, sabores de gelados, histórias de amores antigos, beijinhos nostálgicos agora que o Zézito desertou?
E como ousaram fazê-lo os dois ao mesmo tempo?
posted by Rita Dantas @ 16:47 0 comments
Domingo, Julho 17, 2005
.
Snif!




Cheguei ontem a casa com ele por volta das 18h, acabei agora (não era tão comprido com o quinto).É terrível. Não sei se quero saber o que acontece nos próximos. Ok, rationality check, isto não devia afectar-me (tanto). Ok, vou fazer alguma coisa que sirva de distracção. Where art thou, my summer love?
posted by Rita Dantas @ 21:08 11 comments
Sexta-feira, Julho 15, 2005
.
With the wind




Diz Rhett Buttler para a sua Scarlet: "Minha querida, o seu problema é que tem de ser beijada frequentemente. E por alguém que saiba como."
Eu também sofro desse mal. E isso, juntamente com a disposição do dia, leva-me a recomendar-vos este blog lindíssimo, Beijo Beso Bisou Bacio Kiss Kuß Poljub Kyss Kisu, de onde tirei a foto do Capa..
PS: Claro que fui eu a tirar a foto mais bonita de um beijo de sempre. Está aqui.
posted by Rita Dantas @ 17:20 5 comments
Quarta-feira, Julho 13, 2005
.
Manifesto



Eu sou intrinsecamente democrática. Muito democrática. Mas (não adoram estas construções?), se subisse ao poder bania imediatamente as alças de silicone. Como não posso, sinto-me na obrigação de contribuir para a sua erradicação contando a todas as mulheres do mundo um duro grupo de verdades que lhes devem andar a escapar.

Em primeiro lugar, sim, as alças de plástico vêem-se. Muito bem, aliás. Sim, eu vejo alças de plástico brilhantes nos vossos ombros. Mais, à medida que envelhecem, tornam-se amarelas. Eu vejo alças de plástico amarelas de suor velho e sol nos vossos ombros. Acrescentando, a certa altura ficam ainda amarelas e às ondinhas. Reluzem sob as luzes nos bares e discotecas. Pensavam realmente que não se viam ? Especialmente quando vocês ainda por cima fazem parte da maioria da população saudável, têm gordura em cima dos vossos ombros roliços e as alcinhas de plástico vos marcam um estranho relevo (neste ponto específico ainda bem que se vêem as alças, senão vocês pareceriam portadoras de alguma muito estranha espécie de deficiência).
Compreendido?
Quem pode, anda sem soutien. Para quem não pode, ou podendo não deve, existem soutiens sem alças. Se existem no meu 34D, existem para toda a gente. Por último, existem soutiens com alças bonitas, que se podem combinar com alças finas da mesma cor (mas não em camisolas sem alças, evidentemente).

Pronto, já está. Eu não obrigo ninguém, mas as alças de plástico são horríveis, horrendas e horrorosas. Comprem um espelho. Irra.

PS: Vale também para as alças de silicone a regra do puré de batata de pacote: não, não há um que é mesmo diferente e que não se nota nada.
PSS: Se para além de alças de plástico também gostam de roupa interior com arzinho prático e desportivo nesses pastéis mesclados como a senhora da fotografia, talvez a estética não sirva como argumento, mas estou certa de que higienicamente o plástico também não é brilhante.
posted by Rita Dantas @ 18:37 20 comments
Domingo, Julho 10, 2005
.
Parabéns!!!




Hoje faz anos a Ana, que, para além de ser uma querida (e de ter muita graça, ao contrário do que diz) , será minha vizinha (a modos que) a partir de Setembro.
Beijinho grande de parabéns para ti! Espero que continue tudo a correr lindamente, do amor à vida académica, do trabalho ao teu próximo "projectode futuro", e que a tua coragem possa continuar a servir-nos de exemplo por muito tempo.
PS: Aqui em casa faz anos o Ferra, mas desses miminhos podemos tratar pessoalmente. E tratamos, claro.
posted by Rita Dantas @ 15:00 2 comments
.
Kleistpark




Ontem chegou o Castro da sua viagem de turma a Berlim, e contou-me que ficou em Kleistpark. Tenho boas recordações da área, que descobri num dos meus últimos dias em Berlim, quando a Primavera tinha acabado de ser inventada e a cidade parecia quase demasiado bonita.
Nesse momento, em que o Castro me lembrou desse nome, as recordações bonitas foram apenas recordações bonitas. E isso é tão bom.
Porque tal como disse ao Pedro, ultrapassamos os amores antigos quando a memória já só guarda boas recordações, convenientemente coloridas a sépia como algo que pertence definitivamente ao passado. O meu sépia ainda é discreto, a minha memória ainda não é suficientemente selectiva, o meu coração não tão tranquilo como eu o desejaria.
É um processo lento. Talvez não precisasse de ser, se eu quisesse esquecer tudo de uma vez. Mas não quero, nem acho que deva, esquecer os momentos bonitos da minha vida. Mesmo que olhando para trás, fossem apenas uma ilusão. Mesmo que, olhando para trás, esses momentos tenham muito em comum com o Kleistpark, um bairro sem parque. Tinham algo no nome que eu lhes dei, que não estava lá realmente. Mas, mesmo não tendo sido grátis desta vez, foi um sonho bonito.

Digo eu, reconciliada com o passado. O passado colorido a sépia.
posted by Rita Dantas @ 10:54 1 comments
Sábado, Julho 09, 2005
.
Diálogo (II)

Rita: Sabias que só em Portugal hámais de 700 espécies de cogumelos diferentes?
Pechisbeque: Eu só conheço duas, os inteiros e os laminados.
posted by Rita Dantas @ 16:52 3 comments
.
Diálogo (I)

Vitória: Rita, o que é um pinga-amor?
Rita: Então, é um homem daqueles que está sempre a apaixonar-se por muitas mulheres, sempre a dizer-lhes que está muito apaixonado...
Vitória: Ah, então é como eu, só que eu gosto de homens.
posted by Rita Dantas @ 16:50 0 comments
Sexta-feira, Julho 08, 2005
.
Fragezeichen

Estive a fazer o sumário da revista. Estou a deixar passar um artigo com dois erros- aliás no geral bastante mal escrito- para não parecer uma convencida armada em revisora. Estou a fazer bem, ou mal?
posted by Rita Dantas @ 12:18 12 comments
Quinta-feira, Julho 07, 2005
.
A propósito...

...
E num tom mais alegre, dois disparates que o medo do terrorismo me fez fazer (e não, não desconfio de todos os homens com turbante) e a que acho alguma graça, no meio da desgraça geral.

1. Eu vinha da estação de Dahlem Dorf (ou era Thielplatz?) quando se senta à minha frente um tipo com um ar muito louco com uma mala azul, agarrado a ela com muito cuidado, mesmo em frente a olhar para mim. Cada vez que a mexia fazia-o com muito cuidado, como se o conteúdo não pudesse ser afectado por nenhum movimento brusco e olhava para ela com um ar completamente lunático (só faltava começar a exclamar "Precious..."). A certa altura não resisti e numa estação em que saía imensa gente saí também, a pensar num qualquer alemão a ligar à minha mãe a dar-me como morta.
Como a outra linha que lá passava não servia para nada, lá esperei pelo comboio seguinte. Quando vou para trocar em Spichernstrasse, quem encontro no cais do meu comboio, a olhar fixamente para mim como quem diz "Conquentão..."?. Claro, o homem da mala azul. Grrr.
Depois desse dia, ainda o encontrei algumas vezes, sempre com uma mala diferente e o mesmo comportamento. Às tantas, claro, habituei-me.

2. Esta é mais divertida, porque podia mesmo ter dado barraca. Entra uma mulher no Metro com uma daquelas malas de rodinhas e vai-se sentar. A certa altura sai e deixa a mala, eu ainda tento chamá-la, e fico muito espantada. Uma senhora que está a olhar para mim também troca olhares comigo, intrigada e a pensar o mesmo que eu, a dizer-mo com os olhos. Na estação seguinte, ponho a cabeça de fora a ver se está lá algum empregado do Metro a quem eu possa entregar a mala. a senhora à minha frente percebe a intenção e aprova, mas não está lá ninguém. Na estação seguinte, faço o mesmo, com o mesmo resultado, e penso simplesmente por a mala lá fora e pronto. Ainda não é desta. O comboio para de novo na seguinte, uma senhora levanta-se e leva a mala. Era dela, não da outra. Agora imaginem o que lhe teria dado se eu tivesse pegado na mala dela e posto do lado de fora do comboio, como se fosse louca.
posted by Rita Dantas @ 12:10 3 comments
.
Londres

O dia estava a correr tão bem. O terrorismo mete-me mesmo nojo, é como a guerra, é uma reacção visceral. Lembra-me sempre um desenho que a Vitória fez num cartaz contra a guerra no Iraque: estão um pai e o filho à mesa a comer a sopa com um ar feliz e no ar já se vê uma bomba que lhes vai cair em cima.
É a mesma coisa, são as vítimas inocentes da guerra e as vítimas inocentes do terrorismo, e é assim que funciona. Alguém vai no Metro contente da vida como eu. Alguém está em casa a comer a sopa, como no desenho da Vitória.
Tenho um medo danado da guerra, e um medo danado do terrorismo. Que se matem directamente, porra, ou que matem os soldados uns dos outros.
posted by Rita Dantas @ 12:04 3 comments
.
Wenn du es nicht schafst, dann keiner (II)

Tal como previsto, o meu Paquito mais lindo conseguiu o tal emprego em Barcelona. Só podia, claro, mas, mesmo assim, alegramo-nos. É como o Natal, toda a gente sabe que vem mas nem por isso nos alegramos menos. Lá está o provérbio para a ocasião, Chuva em Novembro, Natal em Dezembro. E o beijinho de parabéns adequado também.
Eu sabia.
posted by Rita Dantas @ 07:25 1 comments
Quarta-feira, Julho 06, 2005
.
Adoro

...as pessoas que gostam de se citar a si próprias. Também as conhecem?
São aquelas que começam as frases por "É como eu digo".
posted by Rita Dantas @ 15:40 5 comments
.
Olha, ali vai o Júlio...está sem chapéu!

Foi ao ler os arquivos do Tiago (vocês conhecem o épico, quanto mais trabalho há para fazer, mais interessantes se tornam os arquivos dos blogs dos outros) que descobri este mapa interactivo de Lisboa, onde podemos ver a nossa roupa estendida na corda, se o carro ficou bem estacionado ou se o Júlio anda a brincar no recreio sem chapéu. É só seguir o link, clicar em ortofotomapa, e ir escolhendo as zonas que se quer aumentar.
posted by Rita Dantas @ 14:07 0 comments
.
Post III
Der Hippopo

Er wiegt sechstausend Pfund.
Er ist mehr lang als rund.
Er träumt tagaus tagein.
Er kennt kein Nützlichsein.

Er ist am Nil bekannt,
wird FluBpferd auch genannt,
im Schulbuch, zum VerdruB,
gar Hippopotamus.

Es grunzt das gute Tier:
Ihr lieben Leute hier,
seid mit mir faul und froh!
Nennt mich nur Hippopo!


PS: Nein Paquito, ich erkläre dich hiermit nicht zum Sieger unserer Nilpferddiskussion.
posted by Rita Dantas @ 08:23 1 comments
.
Post II
Mäusemarch

Ohne Blumen, ohne Träume,
ohne schöne Purzelbäume,
ohne Käse, ohne Speck
hat das Leben keinen Zweck.
posted by Rita Dantas @ 08:21 0 comments
Segunda-feira, Julho 04, 2005
.
O Tejo torna-se mar




Não estou de férias e é provável que nunca o esteja realmente neste Verão, em troca de um outro grupo imenso de privilégios, mas almoço todos os dias aqui, onde o Tejo ainda é meio rio e se ouve como se fosse o mar.
posted by Rita Dantas @ 23:18 3 comments
.
O fim de semana de todas as indulgências

Este fim de semana não fiz senão o que me apeteceu,e não me apeteceu fazer nada. Preguicei, espreguicei e depois dormi a sesta, para acordar e começar tudo de novo. Li quatro livros diferentes e não li nenhum, escrevi para três blogues e não publiquei nada.

Comi mamão ao jantar que fui comprar nos meus saltos altos novos, praticamente não os deixei enquanto eles tentavam forçar a harmonia com a minha t-shirt de Wedding. Vi filmes velhos e filmes bonitos e não chorei uma lágrima. E depois preguicei, espreguicei, e dormi a sesta. Porque não me sinto então repousada?


posted by Rita Dantas @ 23:15 4 comments
.
Também quero!

A Patsy vai ao Músicas do Mundo, em Sines, no fim deste mês. Eu também quero! Vêm daí?
O programa está aqui.
posted by Rita Dantas @ 11:15 3 comments
Sexta-feira, Julho 01, 2005
.
E viva Zapatero!

«No estamos legislando, Señorías, para gentes remotas y extrañas. Estamos ampliando las oportunidades de felicidad para nuestros vecinos, para nuestros compañeros de trabajo, para nuestros amigos y para nuestros familiares, y a la vez estamos construyendo un país más decente, porque una sociedad decente es aquella que no humilla a sus miembros.» (texto completo aqui, visto aqui)

Zapatero é o único político eleito contemporâneo que não me desiludiu. Sim, fez algumas asneiras, mas cumpriu o seu programa como se fazer o que se disse que ia fazer fosse o normal em política e parece-me um tipo honesto, corajoso e íntegro. Partiram o molde depois?
posted by Rita Dantas @ 14:42 6 comments
.
Gosto...

- de homens que cheiram bem
- de homens que fazem convites concretos e originais
- de homens com braços bonitos debaixo de camisas arregaçadas

Ou genericamente de homens bonitos e charmosos. Já os vi menos bem lançados.
posted by Rita Dantas @ 14:33 9 comments
.
O fim de um ciclo

Este ano, cá em casa, começamos todos um novo ciclo. A Rosa deixa a ama e já pode entrar na infantil. O Júlio deixa a pré-primária e ingressa na primária. A Vitória acaba a primária e passa para o secundário. O Pechisbeque já fez o Abitur e entra para a faculdade. Quanto a mim, acabo a licenciatura para começar o mestrado.

Esta família é mágica, não é?
posted by Rita Dantas @ 08:46 1 comments
.
I am a 50's girl

Não são tão lindos?

No comments: