Saturday, October 14, 2006

Blog em Junho de 2005

Quinta-feira, Junho 30, 2005
.
Jacarandás




Num único momento, associei um nome a uma imagem. As dores de cabeça dissiparam-se durante um bocadinho para que as árvores lilazes que deixaram cair flores sobre a minha cabeça durante os últimos dois meses tivessem um nome, para que páginas de romances e poemas cheios de jacarandás, perdidos num cantinho da memória, se actualizassem numa cor de que eu gosto (o Oscar Wilde que se lixe).
posted by Rita Dantas @ 18:42 2 comments
.
Isto exige uma resposta

Em resposta à acusação infame lançada pela Snowgaze face à minha genial ideia de organizar uma Jumping Party, quero reforçar a explicação contida aliás no próprio convite, de que a antecedência funcione como uma espécie de patente. Não me entendam mal, que os outros façam as Jumping Parties que entenderem, mas a ideia foi minha e pronto.
É como as tatuagens de caracteres chineses: estávamos eu e a minha amiga Inês muito descansadas algures no secundário quando tivemos essa brilhante ideia (ainda hesitamos entre os chineses e os egípcios, vejam lá). Poucos anos depois, uma ida à praia já permitia ler todo o menú do chinês mais próximo, e alguém ia acreditar se disséssemos que nos lembramos primeiro?
Ah, pois!

PS: Por essas e por outras, nenhuma de nós tem Massas Três Delícias em nenhum local do corpo. A Inês não sei, mas eu ainda hei-de fazer uma maçã, pequenina.
posted by Rita Dantas @ 12:20 7 comments
Quarta-feira, Junho 29, 2005
.
Dear friends living in Berlin and surroundings,

I hereby invite you all, before anyone else has such an original idea, to a Jumping Party, to take place in my apartment on the 19th of July 2006 and to last until noon of the 20th. Breakfast will be served even to those not believing that they have contributed to a climate change.

Kisses and Hugs,
Yours,

Rita
posted by Rita Dantas @ 16:27 3 comments
.
O mundo estava à beira do precipício e tomou a decisão certa.

Uns físicos loucos de Munique publicaram um relatório que garante que uma mudança mínima na órbitra terrestre poderia parar o aquecimento global (entre outros efeitos que não me parecem tão seguramente positivas, como tornar o clima mais homogéneo e aumentar a duração dos dias). Ainda de acordo com os mesmos cientistas, a força combinada de muitas pessoas a saltar simultaneamente, mais concretamente 600 000 000 pessoas, podia produzir esta alteração. A malta está a combinar saltar a 20 de Julho do ano que vem, às 11:39:13, hora de Portugal. Alinham?
posted by Rita Dantas @ 16:11 5 comments
.
I have a date...

Auto-dialógo indicador de passos importantes na minha recuperação:

- Bist du das dummste Mädchen überhaupt?
- Nein, nicht mehr.
posted by Rita Dantas @ 15:59 0 comments
.
Yeah right!

Os deuses devem achar que estou a gozar com eles. Segunda-feira, recebi uma carta cheia de boas notas. Ontem, soube que tinha sido aceite no mestrado, saíram os primeiros artigos com o meu nome escrito e a modos que soube que a minha sorte como estagiária desta revista se ia elevar a níveis imprevistos. Mas não, continuo a chorar pelos cantos, feita idiota, as lágrimas já nem sequer sabem a sal. Alguém é tão otário, digam-me por favor? A esperança é que os deuses, longe de desistir, se decidam por medidas ainda mais drásticas para me alegrar. Podiam começar pelo Totoloto.
posted by Rita Dantas @ 10:44 12 comments
.
It's raining men




Desde que estou a estagiar na revista que tenho um especial gozo em que chova. Não, não é por inveja de todos os que não têm de trabalhar. É porque quando chove posso levar a minha gabardine. O que me dá um ar jornalístico à brava.
posted by Rita Dantas @ 08:20 1 comments
Terça-feira, Junho 28, 2005
.
Dieta

Alguns dos melhores posts sobre política da blogosfera estão no Briteiros. Não, não lhes chamei aqueles com que concordo mais vezes, chamei-lhes os melhores: melhor fundamentados, melhor escritos, melhor construídos. Basta lembrar o trabalho feito sobre a Constituição Europeia.
Mas o que vale a menção de hoje é esta piada.
posted by Rita Dantas @ 18:31 0 comments
.


FUI ACEITE!!!
posted by Rita Dantas @ 11:34 16 comments
.
Aliénor d'Aquitaine




Estou fascinada por esta mulher desde um documentário sobre a História do Sexo que vi ontem, na Dois.Já venho contar-vos porquê.
posted by Rita Dantas @ 09:14 0 comments
.
Para não dizerem que neste blog não se aprende nada de útil




Este é o melhor amaciador do mundo:
Institut Phyto, Beurre de Karité et Tournesol.
posted by Rita Dantas @ 09:08 0 comments
Segunda-feira, Junho 27, 2005
.
tanta muita toda a força...
...para o meu bichinho mais lindo.
posted by Rita Dantas @ 18:01 1 comments
.
eu tenho orgulho, orgulho, orgulho...

O Herr Brendebach, o meu professor favorito na Alemanha, deu-me 1,0 nas duas cadeiras dele, as perspectivas de democratização da China e a democracia na Antiguidade. E ainda me escreveu uma carta de recomendação para o mestrado a que me estou a candidatar.

PS: Juro que já adorava o Herr Brendebach antes disso.
posted by Rita Dantas @ 17:02 7 comments
Domingo, Junho 26, 2005
.
Nota para consumo interno III

Finito. A fase em que este blog se tornou num devaneio intimista cheio de futilidades vagamente depressivas está pronta a passar aos arquivos. Até eu já estou farta de não escrever nada com interesse. Sim, é uma promessa.

PS: Que não implica no entanto de forma alguma a extinção dos devaneios, das futilidades ou do intimismo, desde que em justa medida.
posted by Rita Dantas @ 10:29 2 comments
.
Nota para consumo interno II

Enlouqueci de vez.

(Una sardina, una sardina, dos sardinas, dos sardinas. Dos sardinas, dos sardinas, tres sardinas, tres sardinas. Tres sardinas, tres sardinas...y un gato!)
posted by Rita Dantas @ 10:28 0 comments
.
Aos noivos



Casaram-se, estes dois amores cá de casa ( lembram-se da notícia salva-dias?). O mundo sabe ser tão doce.
posted by Rita Dantas @ 10:21 1 comments
Sexta-feira, Junho 24, 2005
.
Men Ranking

After being totally left out of every fantasy due to the the experiences during my Erasmus Semester in Berlin (Luigi was german, he doesn't count) , italian men regained a place on my ranking after interviewing an Italian Chef yesterday at a luxurious Lisbon Hotel. He was handsome, interesting and started cooking professionally after having obtained a PhD in the exact same area I plan to do one as well. Yes, he was married, too old for me and totally out of reach. But he saved it for the Italians in my ranking.
posted by Rita Dantas @ 16:33 1 comments
.
Shopping

Rule to remember: One should never wait until the need of new clothes is drastic to go shopping. Half of the pleasure is spoiled by the time you do it. This is especially true if you promise yourself that, being in such dramatic need of sensible items, you will not even visit the underwear section.

However, I am still very happy about my new shoes, trousers and t-shirts, they were clever buys. Yes, even the light grey tank top that I only bought because actresses in movies always look terribly sexy in it (it just looks like a grey tank top on me, but I bought it anyway, allure is a question of attitude!).
posted by Rita Dantas @ 16:07 0 comments
.
I own a country




Rosa: Where is he?
Mutti: He is in Germany.
Rosa: Hmm (silence). Rita's Germany?
posted by Rita Dantas @ 15:48 1 comments
.
Question

Is this rest of hope what keeps me going, or what keeps me down?
posted by Rita Dantas @ 15:40 1 comments
.
The Good Intentions - An english day

This is the English’ Day on this blog. A possible reason for that is that the Toefl test that I took this morning went really well and that everything indicates that I will have an excellent score. It could also be because I spent some time last night reading some poems of my Anthology of Shakespeare’s Sonnets. However, it is highly likely that I am only doing this because I drank too much at lunch (or because I drank at lunch period) and I feel more comfortable writing in a language in which I am allowed to make mistakes (I am not, but it is by far more excusable for myself than doing them in Portuguese)
posted by Rita Dantas @ 15:36 2 comments
Quarta-feira, Junho 22, 2005
.
Juro que mato...

...a próxima pessoa que ouvir dizer que "é já a seguir...é que é já a seguir". Grrrrr.
posted by Rita Dantas @ 12:54 9 comments
Terça-feira, Junho 21, 2005
.
A depressão

(mais outra lista de vantagens improvável)

Depois de ter descoberto o amor que retira a fome, também já a dor que tira a fome encontrou lugar no meu sistema. Com isto já perdi dois dos quatro quilos que trouxe da Alemanha, o que me vai aproximando devagarinho do Verão passado (onde também me faltavam perder outros dois, que não foram a lado nenhum, portanto o objectivo dos quatro mantém-se actual). Isto é muito positivo, porque esta dieta, conhecida como a dieta da neura, é a única que não necessita de qualquer espécie de força de vontade.
A acrescentar a este factor a minha mãe, que é um anjo, achou por bem rechear a minha tão sofredora conta bancária, isto a par de outros tantos pequenos gestos tão discretos quanto amorosos.
A par disto, não há como um mercado em baixa para nos apercebermos do valor dos amigos que temos, dos que nos arrancam de debaixo da cama (era uma metáfora, linda, debaixo da minha cama fica mesmo outra cama!) aos que nos vêm visitar, dos que sugerem medidas de fundo aos que só nos aturam a conversa sobre o fascinante quotidiano da imprensa escrita.
Por falar em imprensa escrita e em patetas metáforas económicas, outra das vantagens dos azares emocionais é o amor ao trabalho. Sim, fico alegre se me pedem ajuda com o sumário, se me dão mais trabalho, se preciso de inventar alterações a uma qualquer legenda pouco importante.
Last but not the least, a neura pode servir de mote a gozar como extraordinárias todas as pequenas alegrias, conquistas e belezas do mundo. Como os carinhos da minha irmã Rosa, as viagens de comboio diárias ou os elogios da directora. Hurray.
posted by Rita Dantas @ 16:19 7 comments
Segunda-feira, Junho 20, 2005
.
Viel, viel, viel Glück.

Wenn du es nicht schaffst, dann keiner.Schab.
posted by Rita Dantas @ 15:20 11 comments
.
Le travail en rose

Acrescenta. Não, é demais, corta. Põe aqui, tira ali. É urgente, preciso disso para agora. Não me atendem. Ah, finalmente! Está cortado. Acrescenta. Confirma. Corta. Adoro este frisson de dia de fecho.
posted by Rita Dantas @ 13:55 1 comments
.
ai...los lunes al sol...

Hoje, conheci um jeune garçon mesmo giro no metro. Porque raio vos estou a contar isto e a misturar todas as línguas que conheço?
Enfim, os blogues são a perdição das raparigas discretas (especialmente das que vêm trabalhar com sorrisos patetas).E viva as festinhas no ego logo pela manhã.
posted by Rita Dantas @ 10:34 4 comments
Sexta-feira, Junho 17, 2005
.
Os outros

Gosto de ouvir as conversas nos transportes públicos. É acima de tudo curiosidade e cusquice, claro, mas quando estou a defender-me gosto de explicar que gosto mesmo das pessoas.
Gosto da ideia de que cada uma delas tem um mundo próprio no qual vive (quando era pequenina gastava imenso tempo a observá-las e a pensar no que todas elas pensavam, tinham pensamentos o tempo todo, tal como eu, todas as pessoas a pensarem o tempo todo, como se faz para imaginar isso?), mas, mais que isso, gosto mesmo destes bichos esquisitos que fazem parte do mesmo mundo que eu e que são feitos também eles de amores e desamores, sonhos e rotinas, e também, claro, preconceitos e ideias feitas, defeitos e mediocridades.
Às vezes, apanho a vida delas nos transportes e não quero sair na estação em que devia, são histórias felizes e pensamentos bonitos que me alegram o dia (porque pedir emprestada a felicidade dos outros é uma das capacidades que sempre me assistiu), outras são tristezas que me apetece tentar consolar. Algumas dão vontade de rir (o amigo diz que o sá carneiro nunca foi incoerente, mas assim também eu, o homem esticou o pernil antes disso, não teve tempo para ser incoerente…) outras são tão horrívéis que me apetece bater-lhes, às pessoas e às coisas que elas disseram. Mas tudo é porque no fundo gosto imenso das pessoas, de observá-las, de tentar decifrá-las, de entrar-lhes pelo mundo adentro (às vezes, como nos transportes, sem convite nem nada).
posted by Rita Dantas @ 15:30 6 comments
.
Trabalhar no fim do mundo

(uma lista de vantagens, para variar)

As viagens de comboio até Paço de Arcos todos os dias de manhã, e de volta a Lisboa ao fim da tarde são deliciosas. São tempo para ler, ouvir música, pensar no mundo ou simplesmente olhar para o rio a transformar-se em mar. É óptimo.
Os motoristas dos autocarros a certa altura conhecem-nos, e dizer-lhes bom dia e boa tarde deixa de ser apenas uma coisa que eu faço porque sou uma miúda simpática para ser um cumprimento a alguém conhecido, parte de uma rotina comum, uma cumplicidade nova.
Almoço em frente ao Tejo, quase em cima da areia, quando tenho tempo e me apetece sair daqui, as maçãs estaladiças a cheirar a mar.
E quando saio para entrevistar alguém ou ir a alguma coisa, acrescento sempre um tempinho para gozar um pouquinho da cidade (bem sei, se trabalhasse em Lisboa nem era preciso, mas assim sabe mesmo bem).
posted by Rita Dantas @ 12:34 6 comments
.
Não há como as redacções

No edifício cheio de revistas e jornais onde trabalho, grava-se hoje um videoclip dos Blasted Mechanism (porque raio este fim do mundo? vá-se lá saber).Conto-vos para o caso de alguém querer autógrafos e estar disposto a pagá-los a preço de ouro (ou de trufa, que é quase a mesma coisa).
posted by Rita Dantas @ 12:31 4 comments
Quinta-feira, Junho 16, 2005
.
il cuore




Estava a passear alegremente de blog em blog quando leio que o mundo não pára para consertar os corações. Tenho de mim para comigo que se parasse, eles demoravam o quádruplo do tempo a reparar. Ainda bem que continua a girar.
posted by Rita Dantas @ 15:41 1 comments
.
Estágio

Balanço de um mês de estágio em...

...cafés tirados- 0
...fotocópias- 0
...garrafas de vinho- 6
...artigos escritos/encomendados- 7*
Há gentinha com sorte. Eu, por exemplo.
* (inclui dois meios, uma participação num projecto de grupo e a entrevista ao Sr.C, cujo destino é ainda desconhecido).
posted by Rita Dantas @ 15:33 3 comments
Quarta-feira, Junho 15, 2005
.
passo a passo, optimismo reforçado

A minha candidatura ao mestrado continua bem encaminhada, agora estou na fase de ter de provar os meus conhecimentos linguísticos. Estou aqui às voltas com a inscrição no Toefl, isto é uma prova linguística per se.

PS: Já está, dia 24, sexta-feira, às nove da manhã. Aqui vou eu.
posted by Rita Dantas @ 11:49 6 comments
.
vraiment

“Ah, ce sont vraiment comme ça, les femmes portugaises� disse-me ontem um francês para o outro, em jeito de piropo disfarçado. Estive mesmo a um passo de lhe ir contar qual a nacionalidade que os berlinenses me costumavam atribuir por sistema, que por acaso era a dele, francesa.
posted by Rita Dantas @ 11:48 4 comments
Terça-feira, Junho 14, 2005
.
back to single life


Estou de volta. Vontade pouca, disposição idem, tempo rigorosamente nenhum, é certo, mas o meu pai trouxe-me este minúsculo bikini do Brasil, e isso também conta, ou não?
Como dizia sabe-se lá quem, mi aguardi.
posted by Rita Dantas @ 15:04 6 comments
Quinta-feira, Junho 09, 2005
.
only them



Acho que nunca desejei tanto uma viagem lá para cima como desejo a de hoje à noite. Estão a vê-los, os meus montes? Regeneram-me sempre, recarregam-me as baterias, secam-me as lágrimas, enchem-me os sorrisos, são uma das minhas fontes primordiais de energia. Normalmente basta saber que estão lá, mas nesta altura do campeonato (uma expressão escolhida com cuidado para a Elvira) preciso mesmo deles à frente.
posted by Rita Dantas @ 13:08 9 comments
.
incompatibilidades

Os jantares vínicos até às duas da manhã são incompatíveis com frequências no dia seguinte. Eu sei, não parece, mas é mesmo verdade.
posted by Rita Dantas @ 13:03 2 comments
Quarta-feira, Junho 08, 2005
.
o senhor c.

Este post não tem metade da graça que poderia ter se eu vos pudesse contar quem fui entrevistar ontem. Como não posso, vou tentar uma perspectiva geral para que mesmo aqueles que não conhecem o nome da personagem possam apreciar o desafio desta entrevista a este grande (mesmo grande) capitalista da nossa praça.

A pessoa em questão, chamemos-lhe senhor C., começa por chegar bastante atrasada. À chegada, no seu dialecto próprio que mistura duas línguas e alguns sotaques, abraça-nos em comprimento. Chegados a uma sala de reuniões, depois de alguns dolorosos momentos em que o entrevistado acha por bem ter o seu braço em cima da jornalista, começamos a entrevista. Ele foge, eu vou atrás. Conta-me como sou gira. E foge à pergunta, e eu vou atrás. Mete o meu namorado numa discussão sobre Arte. Eu pergunto, ele tenta fugir. Mãozinha no meu braço. Hora e meia depois, damos por finda a entrevista. Mão no meu ombro, o senhor C. prepara-se para ser fotografado, para o que passa convenientemente a mão da jornalista “mesmo gira� para a fotógrafa (uff!), não sem antes perguntar à jornalista quando vem almoçar com ele. E a pobre (eu) vai respirando fundo, o que interessa é a entrevista, sacar-lhe o máximo possível.
Seguimos para um lago. “És mesmo gira�. “Não gostas de sentir-te desejada?�. “Preferia que me dissesse quais os seus negócios em P.�. Depois do lago, dos patinhos, e da explicação paciente de que as jornalistas não aparecem com os entrevistados nas fotografias, ainda vem a pérola: “Gostas de diamantes?�.
Resumo: O senhor C. disse menos do que eu queria, mas mais do que queria dizer. E não me toquem hoje. Que nojo.
posted by Rita Dantas @ 14:32 12 comments
.
a esperança é a última a morrer?

On the case of rita versus rita's dreams I hereby pronounce the defendant guilty.
I rest my case, 'mam.
posted by Rita Dantas @ 14:31 1 comments
Terça-feira, Junho 07, 2005
.
O sucesso



Sabe a cerejas.
(estas são do Cézanne)
posted by Rita Dantas @ 20:24 4 comments
.
Correu muito bem,
obrigada.

Às vezes penso que isto não é um blog, mas uma reunião de um grupo de apoio. Já não passava sem vocês, grazie tanti tanti.
posted by Rita Dantas @ 20:16 6 comments
.
Que vos parece
isto?

A mim parece-me que se devia aplicar a lógica do tabaco. Se se sobem os impostos sobre o tabaco porque faz mal à saúde, deviam descer o IVA das camisolas e vestidos decotados (para não falar da minha eterna questão orçamental, a lingerie). Questão de saúde pública.
posted by Rita Dantas @ 11:54 3 comments
Segunda-feira, Junho 06, 2005
.
socorro!

Num dia, estás a escrever pequenos textos, a preparar peças cheias de delícias (literalmente). No dia seguinte, mandam-te entrevistar um gigante.
posted by Rita Dantas @ 19:13 6 comments
.
Ainda na linha do último post

Se existir um erotismo para cada estação, o do Verão está condensado nesta palavra: «torpor».
posted by Rita Dantas @ 14:28 2 comments
.
Conversão

Hum, este fim-de-semana foi maravilhoso. Não só o concerto, fabuloso, não só a conversa, tão cúmplice, não só a praia,a cheirar a iodo como nos bons tempos, não só o jogging à beira-mar com um rapaz garboso (pronto, está bem, era o meu irmão) ou a cerveja gelada, hum, o Verão, mas, acima de tudo, este fim-de-semana descobri a sesta.

Siesta, de Nora Heysen


Oh, o que me andava a escapar (ou a quantidade enorme de sono que tinha em atraso)! O que eu odiei a sesta durante toda a minha infãncia… e é tão bom, sonhos tão bonitos, um acordar tão descomprometido, um torpor tão doce…Então com este calor, que ainda por cima não permite fazer nada de útil entre as três e as seis assim como assim…estou convertida.
O que fazem hoje depois do almoço?
posted by Rita Dantas @ 11:16 3 comments
Sábado, Junho 04, 2005
.
oh freude

Não é esperança que aquece o meu coração, é alegria mesmo, amor e beleza.
Obrigada, Aldina, grazie, Gabilita.
posted by Rita Dantas @ 01:11 2 comments
Sexta-feira, Junho 03, 2005
.
Luz




Hoje, às 21h30 na Culturgest vou ver Aldina Duarte, uma mulher absolutamente brilhante que, ao ser entrevistada pela Ana Sousa Dias no início do Verão do ano passado, mudou a minha vida.
posted by Rita Dantas @ 15:09 6 comments
.
Daniel Calá

Miguitas de ternura
Yo necesito
Si te sobra un poquito
Dámelo a mi

Quem tiver a sorte de ir a Vigo pode encontrar Daniel Calá, um senhor com uma voz doce e acolhedora, umas letras muito bonitas e, de acordo com o meu pai, imenso calor humano. É num barzinho chamado El Rincon de los Artistas.
Quem não puder ir a Vigo pode tentar pedir-me com jeitinho uma cópia do disco.
posted by Rita Dantas @ 15:03 1 comments
.
posição política
Ê cá ná sô de Beja (más hoje tênho pêná)

Face a um mail bastante ressaibiado que recebi onde alguém se manifestava muito chocado com o conteúdo de um
blog que eu até já conhecia mas que não lia frequentemente porque parecia ser escrito para um universo razoavelmente restricto (um grupo de amigas e as pessoas que elas conheciam em comum), decidi juntá-lo à coluna de links.
É um manifesto político pelo direito a dizer disparates, em público ou privado, politicamente correctos ou não, sem ninguém ter nada a ver com isso. Era mesmo só o que faltava.

PS: Para aquecer, as raparigas respondem, bêm, em post adequado. Isto é boéda giro, no mê tempo ná era assim.
PSS: A coisa é ainda mais genial porque a única pessoa que parecia poder ofender-se estava na boa

No comments: