Monday, August 21, 2006

Blog de Maio de 2005

A
Ah oui!
Estou mesmo quase a explicar detalhadamente porque me agrada tanto a recusa francesa do projecto de Constituição Europeia. Agora,perdoar-me-ão a futilidade, tirei só estes minutos para me alegrar convosco:
.Dominique Villepin, este homem incrivelmente sexy, é o novo primeiro-ministro francês.Lembram-se? Lembras-te mãe? Não tinham saudades dele desde o Iraque? Já imaginaram as vezes que agora vamos ter de vê-lo na televisão?Ai, vou para a casa ver a TV5. Espera...os franceses terão Canal Parlamento?
posted by Rita Dantas @ 14:19 9 comments
Segunda-feira, Maio 30, 2005
<$@logMeta@ata$>
Boas notícias
Os aviões estão a levantar para o lado certo: amanhã estará bom tempo em Lisboa.
PS: tenho-me esquecido de partilhar convosco este site maravilhoso. Vão ver!
posted by Rita Dantas @ 22:45 6 comments
<$@logMeta@ata$>
três motivos só mas tão agradáveis
(em resposta a este post da Pollie sobre as razões para ter orgulho em ser português)1-«Como tem este país todos os encantos !Da Dinamarca, a terra, as searas, os verdes campos,O cacto, a oliveira, no Sul abundante,Ares tão puros, raios de sol brilhantes.» 2-«Que transição, ao entrar em Portugal, vindo de Espanha! Era como sair da Idade Média para entrar no Presente.»3-As ruas são «largas e limpas», as casas «confortáveis com as paredes cobertas com azulejos brilhantes de desenhos azuis sobre branco» e as portas e janelas de sacada «são pintadas a verde ou a vermelho, duas cores que se vêem por toda a parte, mesmo nos barris dos aguadeiros». Há vida e movimento.(sobre Lisboa)Hans Christian Andersen, de visita a Portugal. Também adorou Setúbal e Coimbra e quando foi subindo na geografia começou finalmente a ver mulheres bonitas (aqui ouve-se um pigarrear comprometido).PS: Comentários à segunda citação que versem sobre as hipóteses de o contista dizer o contrário caso viesse a Portugal hoje e não no século XIX serão frontalmente ignorados.
posted by Rita Dantas @ 18:48 4 comments
<$@logMeta@ata$>
Sintra
«Diz-se que todo o estrangeiro poderá encontrar em Sintra um pedaço da sua pátria. Eu descobri aí a Dinamarca. Mas julguei reencontrar muitos pedaços queridos de outras belas terras...» «Todo o caminho da serra é um jardim, onde a natureza e arte maravilhosamente se combinam, o mais belo passeio que se pode imaginar»Hans Christian Andersen
posted by Rita Dantas @ 18:45 1 comments
Domingo, Maio 29, 2005
<$@logMeta@ata$>
Piada muito antiga
-Não ias demorar só dez minutos?-Desculpa, a minha ampulheta entupiu.
posted by Rita Dantas @ 19:12 3 comments
Sábado, Maio 28, 2005
<$@logMeta@ata$>
Light at the end of the tunnel
ouEl Tajo tenía olas
Quando ontem saí do trabalho, levava comigo o orgulho de ter conseguido escrever uma página da revista apesar de todas as tristezas quererem saltar-me dos olhos e do corpo. O Ipod tocava música feliz e o Tejo tinha ondas.Não sei se foi nessa altura ou mais tarde na noite que tomei uma decisão. Disse de mim para comigo, cansada até eu do meu estado depressivo, que se houvesse a mais ténue luz ao fim do túnel, iria lá buscá-la. E acrescentei com um sorriso que só me tinha a mim como destinatária que se tal não houvesse, eu mandava instalar luz eléctrica e pronto.
posted by Rita Dantas @ 09:16 4 comments
Quinta-feira, Maio 26, 2005
<$@logMeta@ata$>
27 de Maio de 2005
Hoje, para o caso de não terem reparado, o blog fica dedicado ao aniversário doPedro, um amigo muito muito especial. Garanto que estavam planeados fascinantes textos sobre o sistema de transportes de Berlim, o número 119 da Hermannstrasse, a minha casa de família enquanto estive na capital alemã, os meandros da teoria de um estado a passar para o outro, um manifesto contra as cores vivas e a sua aplicação nas melenas dos portadores de ténis coloridos, bem como uma lista interminável de elogios que incluia a incomparável grandeza de coração, aliadas à inteligência e ao toque de charme que sempre vai explicando por que estranha ordem de ideias se liga popularmente o charme ao cheiro a Mediterrâneo.O mundo não me corre pelo melhor e a coisa ficou-se pelo projecto, mas se quiserem juntem os elogios de que se lembrarem na caixa de comentários, que eu publico e subscrevo.
Parabéns!
posted by Rita Dantas @ 22:46 3 comments
<$@logMeta@ata$>
Post
De my Gabilita, of course.
posted by Rita Dantas @ 17:13 2 comments
<$@logMeta@ata$>
Como é possível que me tenha esquecido de me gabar disto?
Desde segunda-feira passada que o meu irmão é jogador profissional de Basket. É boéda bom, o meu irmão. Nahnehnahnehnah.
posted by Rita Dantas @ 14:41 4 comments
Quarta-feira, Maio 25, 2005
<$@logMeta@ata$>
Em jeito de festinha no ego...
...Este blog ultrapassou as dez mil visitas. Obrigada!
posted by Rita Dantas @ 11:04 10 comments
<$@logMeta@ata$>
Sinto-me como...
(concurso de metáforas sobre o meu estado de espírito e último post deprimido do blog por bastante tempo)Se tivesse tentado apanhar o rápido, um comboio que passa mas não para aqui em Paço de Arcos e tivesse sido tranquilamente atropelada em grande velocidade.Uma daquelas flores que crescem nos separadores centrais das auto-estradas.Café queimado.Um monte fanhoso de desperdícios vendidos no talho para cães, a pilha da roupa suja, o balde do composto orgânico.A Mir, a partir do primeiro anúncio de desactivação.A Rita Dantas, há cinco minutos atrás.À espera do comboio na paragem do autocarro, um cartaz gigante a dizer "Carris" mesmo à frente do meu nariz.
posted by Rita Dantas @ 10:59 3 comments
Terça-feira, Maio 24, 2005
<$@logMeta@ata$>
Conversa (1/2)
-Como correu o teste?- Correu bem, acho eu...não sabia a resposta à pergunta, mas acho que correu muito bem...(continuação deste post segue mal saiba a nota)
posted by Rita Dantas @ 16:54 4 comments
<$@logMeta@ata$>
Post em jeito de desilusão, a amargura a potenciar o humor
Ora, o que está mal na minha vida é o narrador. Numa de Pepetela, vou contratar alguém que conte a história como eu quero. A autora sou eu, bolas!
posted by Rita Dantas @ 15:40 1 comments
Segunda-feira, Maio 23, 2005
<$@logMeta@ata$>
Rheinland-Westfalen
Agora é que estou deprimida de vez...A CDU ganhou as eleições em Nordrhein-Westfalen, ficando com uma maioria assustadora no Bundesrat, o que praticamente bloqueia a acção do Governo. Fala-se em eleições antecipadas, mas eu tenho medo. Que Alemanha encontrarei para o ano?
posted by Rita Dantas @ 15:39 2 comments
<$@logMeta@ata$>
Nota para consumo interno
Os desejos que pedimos à lua cheia, ao contrário daqueles que dirigimos às estrelas cadentes, não se realizam. Em comum, as duas têm apenas em comum a perenidade.
posted by Rita Dantas @ 09:03 5 comments
Domingo, Maio 22, 2005
<$@logMeta@ata$>
Morreu Paul Ricoeur
Gosto de pensar que foi um dos meus professores, de tão presente que esteve ao longo da minha educação universitária.É um dos de que vou ter mais saudades.
posted by Rita Dantas @ 21:15 0 comments
<$@logMeta@ata$>
Le monde en mini-jupe
Pour un très petit seconde, il a plu sur la plage. Vous voulez savoir porquoi j'écris en français, pourtant les erreurs? C'est parce qu'aujourd'hui mes larmes amères demandent une mer au féminin.
posted by Rita Dantas @ 21:01 2 comments
Quinta-feira, Maio 19, 2005
<$@logMeta@ata$>
Hurray.
Muitas e muitas vírgulas depois, chegou o ponto final.
Hoje, quinta-feira, 19 de Maio de 2005, decidi deixar o PCP.Eu suportei, na pele aliás, a falta de democracia interna.As decisões vindas de cima. O boicote de trabalho. O seguidismo cego. A falta absoluta de capacidade de pensamento marxista. A falta absoluta de valores em todas as prácticas. As mentiras, absolutamente conscientes por parte de quem as transmite, que se contam sobre toda a gente. Suportei isto tudo porque, achava eu, havia sempre esperança, e os comunistas pertencem aos partidos comunistas, mesmo e especialmente aos que não os querem lá.Sim, claro que sabia que havia muitos estalinistas, bastava ter estado na implantação do Avante ou observar com mais atenção algumas práticas correntes.A diferença é que, agora, eles assumiram-se. No fundo, é uma questão de coerência. À prática, juntou-se agora a teoria, aos sussurros nas esquinas juntou-se a opinião do órgão oficial. Havia alguns imbecis que achavam que a balança podia ainda algum dia pender de novo para o outro lado, como eu, mas há gente pouco inteligente por todo o lado.O Tiago, no randomblog, diz que o que surgiu a semana passada no Avante é apenas mais um artigo de opinião, que contraria as teses e programa do Partido e é publicado em toda a liberdade de expressão, opinião, etc. Um primeiro reparo para dizer que o partido tem por hábito responder a todo o santo artigo que sobre ele se escreve. Outro para lembrar que, nomeadamente por escrever artigos, que aliás não iam nem contra as teses nem contra o programa do partido, militantes foram expulsos, suspensos ou pura e simplesmente desactivados.De que liberdade de expressão estamos a falar? Da liberdade de escrever no órgão oficial do Partido opiniões que contrariam o seu programa e teses? Aplaudi-la-ia de bom grado, se fosse verdade, e se os artigos não fossem escritos com o estilo tradicional dos "donos da verdade". Da liberdade que vai tão longe que o chefe de redacção do órgão oficial do partido pode por os crimes de Estaline entre aspas, contrariando mais uma vez as apreciações oficiais do Partido em sentido contrário, e sair ileso? Da extraordinária súbita abertura interna que permite estas discórdias mesmo aos membros do Comité Central? Magnífico.Ainda pensei fazer uso desta inesperada Primavera da Soeiro e escrever um artigo. Não tão forte que contrariasse as teses e o programa, que eu até sou uma rapariga moderada. Só alinhar assim uns detalhes. Não sobre a democracia interna em geral, nem sobre as mentiras que se contam sobre mim e outra quantidade de militantes, nem sobre todas as atrocidades que vi cometer. Ora, isso tudo já foi há muito tempo.
Assim um artigozito com umas questões concretas. Do género, porque é que o PCP concorda em nomear um administrador para a Sociedade Montes da Lua, a empresa que gere para o privado os monumentos de Sintra cobrando caríssimos preços de entrada? Porque nomeia o PCP o António Abreu em vez de, como seria a sua obrigação, defender a gestão pública dos monumentos nacionais? Ou outra, porque se recusa o PCP a denunciar a fraude eleitoral que trouxe Santana à Presidência da Câmara Municipal de Lisboa, fraude de que teve aliás conhecimento no máximo dois meses após o sucedido? Ou outra, porque chega a JCP ao ponto de apoiar um candidato da JSD ao CNE num encontro Nacional de associações de Estudantes só para tentar derrubar o Bruno Carapinha?Assim para primeiras perguntas chegavam estas, para o artigo não ficar muito grande.
Mas claro que não o iam publicar, ora essa.A semana passada, ficou muito claro qual o tipo de “desvios� permitidos, a quem e de que linhas oficiais. Assim, só podem desviar-se das teses e programa do partido militantes com elevadas responsabilidades, de preferência os que tutelem órgãos oficiais e estejam em condições de desviar-se em grande escala.E só são aceites desvios estalinistas, embora no passado também fosse admissível insultar outros militantes.Estaline está vivo no coração deles. Mas isso, a partir de hoje, é problema deles.Há limites, e os meus já estavam demasiado esticados.Assim, para todos os efeitos, deixei o PCP. Acho que vou entregar o cartão à faculdade, sei de algumas pessoas que vão ficar muito felizes por serem elas a transmitir tal novidade à sede.PS: dado o fascínio que este assunto por certo despertará, podem votar uma opinião ali no Poll da esquina.
posted by Rita Dantas @ 15:01 26 comments
Quarta-feira, Maio 18, 2005
<$@logMeta@ata$>
Acabo de saber...
...que Sampaio deu a Ordem Infante D.Henrique ao Berlusconi. O que deu a este tipo?!
posted by Rita Dantas @ 16:29 6 comments
<$@logMeta@ata$>
Planos para o próximo ano
Cruzam os dedos por mim? Estou a precisar...Setembro-DezembroBath
Janeiro-MarçoPrag
Março-Novembro-2009-sabe-se láBerlin-Wedding
(Ou Berlin outro lado qualquer, que a Pollie, por exemplo, nunca compreenderá a minha afeição por este local tão aparentemente isento de charme)
posted by Rita Dantas @ 10:54 6 comments
<$@logMeta@ata$>
Les déclarations d'amour les plus originaux
"Tu est le moustache de mon Trotsky"Carla Bruni
posted by Rita Dantas @ 10:34 1 comments
Terça-feira, Maio 17, 2005
<$@logMeta@ata$>
Delirante
Esta história do Lutz, do quase em português.
posted by Rita Dantas @ 16:24 1 comments
<$@logMeta@ata$>
Ãœber die Flirtbesessenheit
Ontem, facto inaudito, dei um bocadinho de razão ao meu ex-namorado sobre eu ser Flirtbesessen (besessen no caso será algo como "viciada", embora no geral "possuída" fosse uma tradução melhor). Foi quando, após um dia de variados sucessos, a brincar, claro, pisquei o olho a uma câmara de vigilância.É esquisito, eu sei, mas os senhores e senhoras que visionam esses vídeos devem ter uns dias tão aborrecidos...
posted by Rita Dantas @ 11:07 6 comments
Segunda-feira, Maio 16, 2005
<$@logMeta@ata$>
E depois queixam-se da Igreja...
O PCP recusa o candidato mais competente para a Câmara Municipal de Borba porque, justificação oficial da concelhia, ele deixou a mulher por uma rapariga de 23 anos, conduta inaceitável para um comunista.
posted by Rita Dantas @ 17:52 3 comments
<$@logMeta@ata$>
Spam de extrema-direita
Nos últimos tempos tenho recebido um tipo de spam absolutamente nojento. Consiste essencialmente num conjunto de links para textos da imprensa, sites ou dados, juntos sob perspectivas racistas e títulos como “eles estão a tirar-nos os empregos�, “a entrada da Turquia na união Europeia�, etc, sempre em alemão.Como acabo de receber vários desses da minha mãe, que não sabe alemão, suponho que algumas dessas mensagens xenófobas se estejam a auto-transmitir o que só aumenta a gravidade do caso. Só de pensar que podem também estar em meu nome a ser enviadas a alguém até fico azul.Também vos está a acontecer?
posted by Rita Dantas @ 14:56 8 comments
Sábado, Maio 14, 2005
<$@logMeta@ata$>
Tai Chi
Numa crónica tão divertida como as a que nos tem habituado, desta vez sobre a geração integral, o Miguel Carvalho define sexo tântrico como «nem coiso nem sai de cima».
posted by Rita Dantas @ 21:21 7 comments
<$@logMeta@ata$>
Notícia salva dias
Uma "notícia salva dias" é uma novidade que, mesmo se surgindo num dia a tender para a morrinhice, nos deixa logo irremediavelmente de sorriso na cara.Eu acabo de receber uma.Estou tão feliz!
posted by Rita Dantas @ 21:13 2 comments
<$@logMeta@ata$>
Depois não digam que não avisei.
Daqui a bocadinho vai dar o Duarte e Companhia na RTP Memória.
posted by Rita Dantas @ 19:32 2 comments
Quinta-feira, Maio 12, 2005
<$@logMeta@ata$>
Dos jornais II
Não sei porque insistem nesta história do tráfico de influências.Como se se pudesse ir declará-las à Alfandega.
posted by Rita Dantas @ 15:21 1 comments
<$@logMeta@ata$>
Dos jornais I
De acordo com declarações recentes de um antigo líder polaco, Jaruzelsky, Honecker beijava mal como o caraças, sendo extremamente desagradável cumprimentá-lo. Não quero parecer convencida, mas continuo a achar que sou uma lamentável perda para a política.
posted by Rita Dantas @ 12:53 1 comments
Quarta-feira, Maio 11, 2005
<$@logMeta@ata$>
Inquéritos II.II
Que fazes neste momento?Neste exacto instante, evito escrever um texto chato comendo uma barrinha de cereais com chocolate e percorrendo mentalmente os passos que aprendemos na aula de Tai Chi de ontem, para não me ter esquecido de tudo amanhã. Está difícil. Já me esqueci de quase tudo hoje. Simultaneamente, vou atendendo o telefone de toda a gente porque, por razões extemporâneas, não está rigorosamente ninguém na redacção desta revista.Que planos tens para este fim-de-semana?Ainda não sei, mas terão de ser brilhantes depois de uma semana inteira a acordar às sete e meia. Posso tentar ir ao cinema para compensar a vergonha da primeira resposta do inquérito anterior, ou trabalhar para a faculdade. Mas é mais provável que me dedique a procurar um explicando de alemão novo ou um puto ternurento de que tomar conta, orçamento dixit. Certo, certo, é dedicar umas horas exclusivamente á minha calorosa pessoa, especialmente aos pobres pés da mesma (fútil e vaidosa, eu? sim, o necessário e um bocadinho mais).Que coisas te causam stress neste momento?O fim do mês ainda distar dezanove longos dias daquele em que me encontro, por exemplo. A impossibilidade de me começar a doutorar já no semestre que vem, se entro ou não num doutoramento com média de quinze (em Portugal sei que não, claro, mas também não estou mesmo nada numa de ficar cá, depois do choque pós-Erasmus), o que vou fazer entretanto, etc. Mas stress, stress não é nome que se lhe chame. São mais a modos que umas inquietações sobre quando vou começar a viver a minha vida como a pensei.Que fizeste desde acordar até agora?Oh, um convite directo ao relato da minha odisseia até este fim-do-mundo? Ora: entrei no metro, saí do metro, entrei no metro, saí do metro, apanhei o comboio, saí do comboio, apanhei um autocarro e saí do autocarro. Nisto gastei quase duas horas, boa parte das quais também ocupada com contas sobre qual o bilhete mais inteligente a comprar...Fiquei chateada q.b. e sem orçamento, é vero, mas também resolvi o problema de vez.Chegada à redacção li os diferentes jornais diários (adoro trabalhar aqui), escrevi alguns mails, contei as moscas (isto está vazio, aqui não está ninguém, a outra revista como fechou ontem também está a dez por cento, etc. ). E voltei ao texto que comecei ontem, depois do retumbante sucesso da minha primeira produção jornalística (ok, estou a exagerar um bocadinho).A quem irás passar este teste fantástico?Como fantástico? Fascinante. Não sei se o melhor é o teste ou as minhas respostas....Bene, por uma questão de saúde pública vou passá-lo ao Pedro já que me constou que ele está de novo sem um dos Mitbewohner e temo que se ponha de novo a fritar coisas em óleo de conserva de fígado de peixe.
posted by Rita Dantas @ 13:28 5 comments
<$@logMeta@ata$>
Inquéritos II.I
Estas são as últimas em que me apanham. Vão ver...1. Qual o último filme que viste no cinema?Apetece recusar-me a responder a esta pergunta, temo já não saber responder-lhe.There, vou ser totalmente honesta: com a minha vida inteiramente virada do avesso, não sei quando foi a última vez que estive numa sala de cinema. Mas isso vai mudar, juro (embora também não esteja muito bem a ver como, com esta vida de jornalista nos subúrbios).2. Qual a tua sessão preferida?A da manhã, sem dúvida. Mas é uma figura em acelarado desaparecimento...3. Qual o primeiro filme que te fascinou?Eis outra questão de difícil resposta. Fascinar fascinar deve ter sido a Pequena Sereia, as canções eram geniais e o príncipe o único desenho animado masculino mesmo atraente da história. Havia de ter mais ou menos a mesma idade quando vi O Shining numa manhã de fim de semana, e também são imagens que me ficaram retidas na memória.4. Se te visses na pele da Cecilia, para que filme gostarias de te ver transportado(a)?Para um filme do Eric Rohmer, por exemplo o Conto de Outono, sereno mas intenso, inteligente mas feliz, com vinhas, luz dourada e amor (perdoarão a minha disposição romântica, não há nada a fazer). Este é o meu realizador favorito desde que a Dois passou filmes dele no Cinco Noites, Cinco Filmes, num Verão em Magalhães, no ano em que a Fernanda Ribeiro ganhou o ouro olímpico nos 10.000 metros (bem, isso era quando eu estava disposta a tentar escolher um realizador favorito...já seis ou sete nomes se afivelam para eu apagar esse "favorito"...ok, um dos meus realizadores favoritos).5. E já agora, qual a personagem de filme que terias gostado de conhecer um dia?O Visconde de Valmont, das Lliaisons Dangereuses. Para ver qual de nós é melhor, num jogo de flirt com adversário à altura.6. E que actor(actriz)/realizador(a)/argumentista/produtor(a) gostarias de convidar para jantar?Em tête-a-tête?O Vincent Gallo, assim à primeira.A Bibi Andersson.Ou a Gwyneth Paltrow, de quem gosto bastante, e o Freddy do Room with a View (já vou ver como se chama) porque é mesmo giro e engraçado.Ou muitos outros, de que não me estou a embrar agora.E passo esta cadeia,que me enviou o Joao André, para ser mesmo inovadora, ao meu fratellico, que já acabou o Abi e não tem nada que fazer.E porque como moramos na mesma casa, sempre quero saber quem raio ele vai trazer para o jantar.Ora toma!
posted by Rita Dantas @ 12:49 1 comments
Segunda-feira, Maio 09, 2005
<$@logMeta@ata$>
A lei de rita
Acho o Murphy um tipo com uma lata descomunal. A tua torrada caiu virada para baixo,uma caganita de pombo foi-te cair em cima da cabeça à entrada de uma entrevista de trabalho, choveu nas férias que tinhas planeado há tanto tempo? Dantes, isso era azar.Agora é a lei de Murphy. Se puderes ter azar, terás azar. Nop, não há volta a dar-lhe. É preciso muita lata para pegar no velho azar de sempre e dar-lhe o nosso nome.Nisto de lata ninguém me fica atrás, e nas partilhas o tipinho até deixou o melhor para os outros.
Logo eu, em sincera e sentida homenagem à minha sorte, que implica tanto o amor como o jogo,que dita que os autocarros que passam uma vez por dia apareçam cinco minutos depois de eu perguntar, os meus brincos favoritos ainda estejam na casa de banho do restaurante, a minha mala perdida no autocarro me seja entregue em casa com dinheiro e tudo ou encontre cinquenta euros numa rua de Berlim, decidi baptizar a sorte. É a lei de rita.A sua formulação final é: "podes sempre ter uma sorte dos diabos".
PS: Já ao facto de eu ir começar a estagiaramanhã e estar a ver a febre a subir no termómetro, vou continuar a chamar azar.
posted by Rita Dantas @ 17:39 10 comments
<$@logMeta@ata$>
T-shirts II
posted by Rita Dantas @ 15:51 2 comments
Domingo, Maio 08, 2005
<$@logMeta@ata$>
Strip Poker
Tenho de mim para comigo que o Strip Poker é o jogo em que as mulheres ganham sempre: se estiverem a ganhar, estão a ganhar, se estiverem a perder, a situação inverte-se rapidamente.(apanhei um post na blogosfera sobre póquer - tenho de ir procurar o link- e lembrei-me de vir partilhar esta brilhante teoria convosco, que vos parece?)
posted by Rita Dantas @ 20:46 4 comments
<$@logMeta@ata$>
T-shirts I
Esta t-shirt, que sempre quis ter, foi um fabuloso presente de aniversário inesperado. E tenho andado com ela vestida, na esperanças de voltar a Wedding a curto prazo, e receber visitas mensais.
posted by Rita Dantas @ 20:31 3 comments
Sábado, Maio 07, 2005
<$@logMeta@ata$>
China????
Declaro não saber nada de nada sobre esse país.Declaro ainda não ter de saber nada sobre esse país.Que se lixem, os Chineses.Só espero poder dizer o mesmo do Gramsci, do Althusser e do Marx até ao fim do fim-de-semana.
posted by Rita Dantas @ 12:48 0 comments
Sexta-feira, Maio 06, 2005
<$@logMeta@ata$>
Rosa do Egipto
O glorioso Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, o venerável José Manuel Rosa do Egipto, deve estar doente. Estou em condições de garantir que nesta edição do Jornal dos Olivais a sua fotografia apareceu apenas três vezes.Basta comparar com o número habitual, por exemplo o recorde de doze (12!!) aparições na edição passada, para ver que algo de errado se passa com o nosso Presidente.Sinceros desejos de melhoras é o que lhe desejamos desta humilde tribuna.
posted by Rita Dantas @ 20:01 1 comments
<$@logMeta@ata$>
Pergunta
Para quantos locais no mundo se pode sonhar ir ao mesmo tempo?E já agora, no fundo que diferença éque faz?
PS:Esta rotunda existe mesmo, fica em Swindon, na Inglaterra. Lá é que não me tinham dado mesmo a carta...
posted by Rita Dantas @ 17:25 1 comments
<$@logMeta@ata$>
Coragem
Dei um passo (pequenino para a ... mas... vocês sabem) na direcção daquilo que gostava mesmo de passar o próximo ano a fazer. Sim, posso estar mais uma vez a sonhar para o ar. Mas não faz mal a ninguém, pois não?
posted by Rita Dantas @ 10:52 4 comments
Quinta-feira, Maio 05, 2005
<$@logMeta@ata$>
As sonatas de Rossini
Semprequeoiçoas sonatasdeRossinisolta-sea portadaruaevemalegretercomigo.E estepoemanão éparaas outrasportasseguiremo exemplomasantesparao meu cãovoltardepressaa casa.Carlos Mota de Oliveira(em jeito de recuperação do nível intelectual do blog, de divulgação e partilha de poeta muito apreciado e de beijinhos de melhoras ao mesmo, que também ele volte depressa a casa)
posted by Rita Dantas @ 10:10 1 comments
<$@logMeta@ata$>
A telenovela da luta de classes
Aos mais desatentos ao fenómeno televisivo, por convicção, falta de tempo ou melhor que fazer, poderá ter escapado a deliciosa nova novela da TVI, um enredo absolutamente fascinante em que os ricos são maus (e têm um gosto pavoroso, ainda por cima), os pobres são bonzinhos e esforçados, os vilões são mesmo vilões e as vítimas mesmo vítimas (embora morem num prédio em Cacilhas com uma vista deslumbrante e...onde raio compra aquela enfermeira as saias?).Nesta telenovela tudo é candidamente evidente, parece feita de encomenda para acalmar os ânimos dos pouco orgulhosos miseráveis do nosso país, lembrando-lhes que mais vale ser esforçado, limpinho, honrado e trabalhador. Aposto que funciona.Mas o que me leva realmente a escrever sobre a telenovela da luta de classes (ou da não luta de classes) é que um rapaz (do proletariado novelístico) está neste momento de acordo com a minha mãe (estive desatenta à dialéctica durante quase duas semanas)a apaixonar-se por outro.O que me parece, agora a sério, muito importante. A verdade é que, por mais que a esquerda gostasse que os homosexuais fossem sempre progressistas e cultos (e portanto por exemplo que se marimbassem para o direito ao casamento e votassem todos no Bloco de Esquerda) o direito ao amor toca a sociedade em conjunto, e o facto de se estar a preparar, numa novela tão infinitamente cheia de clichets, um tratamento positivo do amor entre duas pessoas do mesmo sexo, parece-me altamente positivo e prometedor, não certamente apto a provocar uma revolução per se, mas um passo em frente ainda assim.Mas, claro, estou a ir depressa demais, posso estar cheia de optimismo inflamado e a coisa dar para o torto, sabe-se lá, a tia levar o rapaz com a ajuda da enfermeira das saias a um médico muito caridoso e o rapaz sair um D.Juan.Sabem como sou com as esperanças e os optimismos.
posted by Rita Dantas @ 09:52 2 comments
Quarta-feira, Maio 04, 2005
<$@logMeta@ata$>
A ternura dos muitos entas
Depois de tão prolongada ausência, a minha ronda de blogues habituais demorou muito mais tempo do que o habitual, culminando nesta história bonita cheia de eternidades.
posted by Rita Dantas @ 18:29 4 comments
<$@logMeta@ata$>
Estou de volta
E o mundo, impaciente, exige que o pegue pelos colarinhos.Irra.Nota:que ideia disparatada a vossa,a de este ser um post só destinado a usar a palavra Irra!
posted by Rita Dantas @ 16:09 2 comments

No comments: