Monday, August 21, 2006

Blog de Abril de 2005
Segunda-feira, Abril 25, 2005

Por razões bonitas
Desapareço da blogosfera e do mundo útil por uns dias. Prometo ter saudades, um bocadinho.
posted by Rita Dantas @ 11:19 9 comments

Sábado, Abril 23, 2005


Über die Treue
Quando encontrar um cabeleireiro que gasta meia hora a tentar percebê-la mas faz exactamente o que quer, fique com ele. Assim, em nenhuma fase da vida será forçada a parecer a Blondie durante vários meses.(pouco escadeado, largo, a partir daqui ... ... ... ah!achei que a menina tinha dito muito escadeado...grrrrrrrrrrr)
posted by Rita Dantas @ 12:46 6 comments

Sexta-feira, Abril 22, 2005

Post onomatopeico sobre a minha disposição de hoje
Hmmm.Hihi.Hmmmm.Hihi.Hmmmm.Haha.Hmmmm.
posted by Rita Dantas @ 17:10 6 comments


Da poesia e dos amantes
Os apaixonados são, ao contrário do que é comum pensar-se, o pior público da poesia, insensíveis a uma beleza que diga outra verdade que não a sua, elevando a obra-prima toda a linha em que se sintam repetidos.O que lhes vale é que a beleza, na pluralidade, é una.
posted by Rita Dantas @ 14:22 5 comments


Carta de direitos
Toda a gente devia ter direito a poesia no seu aniversário.Toda a gente devia ter direito ao amor a que eu tenho direito.Toda a gente devia ter direito a tudo aquilo que eu tenho direito.
posted by Rita Dantas @ 14:21 1 comments


Obrigada Etelvina! (II, III, IV, ... ...)
Para que o sonho viva da certezaPara que o tempo da paixão não mudePara que se una o verbo à natureza.
Vinicius de Moraes, 1944
posted by Rita Dantas @ 14:14 1 comments


À saída de um funeral
-Mas, estavas quase sempre em desacordo com ele...E eu, com uma paciência que não podia vir nem do susto em que estava nem do momento triste, expliquei que não admiramos a coragem e a integridade só nos homens com que concordamos.
posted by Rita Dantas @ 14:10 0 comments

Quarta-feira, Abril 20, 2005


Já está!
Foi totalmente graças ao Pedro que passei finalmente a partilhar com o mundo a lista de blogues que visito todos os dias, por ordem, a partir ali do lado da esquerda, da lista dos favoritos.Entretanto, arranjei uma gigantesca dor de cabeça a pô-los por ordem alfabética (para os que não sabem, tenho algumas questiúnculas mal resolvidas com o alfabeto).Mas amanhã ponho os que faltam,uns mais recentes e mesmo alguns da famosa coluna dos raros.
posted by Rita Dantas @ 23:06 7 comments

Tendências II
Amanhã, contou-me o Ale, no Brasil é feriado. Dias importantes, é assim.
posted by Rita Dantas @ 20:49 5 comments

Tendências
Em Itabuna, no Brasil, já há uma Rua Professora Rita Dantas.
(Remembering the first blog, Nr.2, Série I)
posted by Rita Dantas @ 20:47 1 comments

O tempo e os aviões (II)
Hoje, fiquei orfã de madrinha, e lá chorei mais umas lágrimas de crocodilo no Aeroporto da Portela. Nos últimos anos, as partidas e as chegadas foram sempre palco privilegiado de toda uma paleta infinda de emoções, das saudades que se inauguram às que se matam.Pelo que não se deve só à metereologia, esta relação vivida entre o tempo e os aviões.Por falar nisso, a vê-los passar, sei que vai estar sol daqui a uns dias.
posted by Rita Dantas @ 00:02 3 comments

Terça-feira, Abril 19, 2005


Sem Mitbewohner...
O Pedro desatou a escrever no blog, e até cozinha. Começo a pensar que ele devia morar sozinho...não, a ausência dos companheiros de casa não explica tudo. Aposto a primeira imperial de Verão em como ele já tem alguma coisa que fazer para a faculdade.
posted by Rita Dantas @ 23:29 1 comments

Era o Ratzinger
Sinto-me traída pelo mundo, como no dia em que os americanos reelegeram o Bush.
posted by Rita Dantas @ 17:42 2 comments


Já há Papa...
...mas ainda ninguém sabe quem é.
posted by Rita Dantas @ 17:35 0 comments

Domingo, Abril 17, 2005


Aha!
Naquele que é definitivamente um dos meus blogs favoritos, a Elvira explica finalmente a questão do Fahrenheit.
posted by Rita Dantas @ 17:23 2 comments

Quem vem e atravessa o rio
A inépcia fez-me descobrir este blog com fotografias muito bonitas do Porto, duplicando a minha já tradicional vontade de ir de vez conhecê-lo a sério.
posted by Rita Dantas @ 17:06 2 comments

Benfica
(podia ser só uma piadinha, mas aconteceu mesmo)
Júlio: Pai, Pai, o Benfica está a ganhar!Vitória: Oh, ele está a ver a RTP Memória!
posted by Rita Dantas @ 16:16 0 comments

Quinta-feira, Abril 14, 2005

List in progress
Coisas que provocam náuseas à minha madrinha grávida:- doces- salgados- comida- Quinta das Celebridades
posted by Rita Dantas @ 13:25 4 comments


Será que vos contei que...
Tal como a Ana, hoje estou muito feliz? E acima de tudo porque sim?
posted by Rita Dantas @ 13:18 2 comments



Ainda sobre livros
Às voltas com um calendário por razões completamente distintas, imaginem que descobri que falta apenas uma semana para o aniversário que partilho com a minha irmã Rosa. Assim, em jeito de serviço público, apraz-me informar aos interessados que não destoaria oferecer-me uma antologia de poesia espanhola contemporânea, nem a tradução do Vasco Graça Moura (grande cretino, exímio tradutor de poesia) dos Sonetos do Shakespeare.Eu sei, eu sei, não têm de agradecer.PS: Sim, é preciso lata, mas se tenho de fazer anos e tenho...
posted by Rita Dantas @ 13:15 0 comments


Inquérito
Acreditam que é a primeira vez em toda a minha vida que dou seguimento a uma cadeia? O que os blogs fazem a uma pessoa...Mas como a nomeação era demasiado simpática e alguém tinha de desfazer as ilusões da Pollie, que é uma querida, sobre a provável inteligência das minhas respostas, aqui fica:
1- Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
Teria coragem de ser grande? Se tivesse, claro que gostaria de ser a "Rosa do Mundo", por razões um pouco parecidas com as da Pollie. Ao longo de milhares de anos, a beleza foi sendo guardada e transmitida e sobreviveu, para nos provar que é eterna, porque intemporal.Mas o mais provável é que não tivesse coragem de sair de um mundinho pequenino e neste caso escolho o mundinho muito português da "Trilogia dos Cafés" do Ãチlvaro Guerra a par com todos os do Janosch, o meu autor alemão favorito, para juntar logo as minhas duas formas de ser pequenina.Confesso no entanto ainda que a Rita que foi adolescente não me deixa em paz e insiste para que junte a esta lista as "Lliaisons Dangereuses", do Chloderlos de Laclos. É uma disparatada, há imenso tempo que não me apetece ser deste livro.(esta história do Fahrenheit aqui no meio não faz realmente sentido nenhum, e eu até li o livro...sair da temperatura, sair da fogueira a essa temperatura, sair da da escolha inevitável de ser esse livro? Acho que vou sugerir aos que estão para vir que simplesmente risquem a primeira parte da pergunta.)
2- Já alguma vez ficaste apanhadinh@ por uma personagem de ficção?Oh, claro que sim!...teria de começar pelo Eric, o princípe da Pequena Sereia, e o rapaz da Anastasia…ah, bem, era sobre livros. Com o mesmo charme que o rapazinho da Anastasia, o desvairado João da Ega. Last but not at all the least, claro, Júlio César na versão, também ela de certeza escrita com olhos apaixonados, da Colleen McCullough, na que foi uma paixão fictiva de contornos a raiar o absurdo.E quem não gostava de ser amada como Fermina Daza, do "Amor em Tempos de Cólera"?Pronto, não conto mais, se os misturarem a todos já sabem mais do que o que deviam sobre mim.
3- Qual foi o último livro que compraste?
Os Faber Faber Essentials, dez volumes de poesia inglesa mais e menos recente ( foi quando o gato...vocês sabem). Tenho de começar a partilhar no blog alguns dos poemas e autores que descobri.
4- Qual foi o último livro que leste?Tirando deliberadamente deste questionário os que estou a ler para a faculdade, os últimos foram mesmo os da Faber Faber Essentials of Poetry. Não é garantido qual deles esteve em último lugar nas minhas mãos, mas penso que foi o "Crow", do Ted Hughes.
5- Que livros estás a ler?
Ainda com a excepção devida aos trabalhos que estou a fazer, estou a ler “Es begann in einer Mittsommernacht", um romance do estilo empreendedor mas bastante chato de Olav Gullvaag, a par com o "Ulisses", do James Joyce. E quando estou mesmo farta de Gramsci, Althusser e Marx, tiro cinco minutos para ler um poema no meu banco de janela, onde tem assento permanente a Anette von Droste- Hülshoff, ou ataco um romance que anda a ler a minha madrinha, "Mrs.Kimble".
6- Cinco livros que levarias para uma ilha deserta- Em jeito de inspiração, o meu Júlio Verne favorito, os “Dois Anos na Ilha� (mas espero que ficasse menos tempo, porque só com cinco livros não aguentava dois meses)…- Para colmatar a falta da minha (muito reduzida) colecção de poesia levava, claro, a "Rosa do Mundo".- Porque quero sempre relê-lo mas nunca tenho tempo ou verdadeira disponibilidade mental, um livro absolutamente brilhante do Torrente Ballester, “A Saga/Fuga de JB�, cuja recomendação agradecerei eternamente. Por falar nisso comprem-no, leiam-no, releiam-no, muitas vezes, é mesmo muito bom.- Outro a merecer releitura (que já lá vão oito anos!), o melhor romance que li até hoje, "A Montanha Mágica", de Thomas Mann.- Falta um, não falta? Só um? O tempo que eu demoraria a fazer a mala…Outro eterno, como os lidos e relidos Maias? Um que se identificasse comigo, como a "Ana dos Cabelos Ruivos"?Um novo?Melhor: o quinto pode ser o Livro em Branco. Sem livros onde mergulhar fico bastante mal, mas sei bem que se não escrever é que dou de vez em louca.
Ainda tenho de passar esta cadeia, não é?Bem, passo então o inquérito, de preferência sem o Fahrenheit, à Minhoca, para ela descomprimir e se distrair um bocadinho do seu pior pesadelo (ver o seu roupeiro transformado súbita e voluntariamente no da menina da contabilidade), à Joana, a minha leitora mais empenhada, no blog que ela quiser (nunca consigo decidir de qual eu gosto mais), e ao João André, porque gosto bastante de o ler, sobre livros e o resto (e porque ele deve estar a pensar que se safa).Uff!Não foi assim tão difícil. Agora é publicar isto rápido, antes que comece a trocar os livros todos...Ah, e claro, obrigada Pollie!
posted by Rita Dantas @ 09:32 6 comments


Quarta-feira, Abril 13, 2005

os sonhos...
...não querem dizer nada, pois não?
posted by Rita Dantas @ 12:14 7 comments


Terça-feira, Abril 12, 2005

The Shining
Quando eu era pequenina, os meus pais traziam sempre do clube de vídeo um filme para eles e outro para nós. Numa manhã de domingo dos meus oito anos, daquelas em que nos levantamos muito cedo para não perdermos os desenhos animados, logo a seguir ao nosso filme (que daquela vez tinha muitas histórias diferentes, entre elas a Rapunzel) vi o deles, que era justamente o Shining do Stanley Kubrick.Depois disso só tinha visto sempre bocados perdidos mas hoje decidi reunir coragem para o ver todo de novo.Tal como eu esperava, é muito mais horrível aos quase 23 do que aos 8.Deviam pensar nisso quando fazem as qualificações...Nota extra: Mas claro que não vale reduzir o filme ao medo que provoca, há as cores lindas, o trabalho brilhante dos actores, a fotografia. E claro, a neve, que saudades.
posted by Rita Dantas @ 20:42 0 comments

Segunda-feira, Abril 11, 2005

Apoio
Não é de todo por razões religiosas e muito menos patrióticas, mas dentro do possível (logo do não demasiado progressista, logo da não-ruptura) era mesmo fixe para o mundo que D.José Policarpo fosse o próximo Papa.É so para o caso da opinião de comunistas agnósticas contar para a escolha.
posted by Rita Dantas @ 13:05 4 comments

PSD
De acordo com todos os jornais, o Congresso do PSD deste fim-de-semana não teve graça nenhuma. Ah, que saudades daqueles fins-de-semana a ver os Congressos do PSD com a minha mãe, os discursos, os disparates, as picardias, a retórica de má qualidade, a piadinha fácil, o insulto recauchutado...os meus catorze, quinze anos quando diferentes candidatos a líder se degladiavam em pulinhos patéticos antes de ver ganhar o candidato do aparelho (quem se lembra ainda do exemplo acabado deste espécimen, o Fernando Nogueira?).Ainda bem que não tive tempo para ver, sinto-me sempre velha quando sou forçada a concluir que as coisas já não são como antigamente.
posted by Rita Dantas @ 12:50 1 comments


Cruzamentos na Blogosfera
Se sempre quis ter um -ismo mas se contenta com uma -filia, vale a pena descobrir isto neste blog de que aliás gosto muito.Se o dia lhe está a dar para ideias patetas mas divertidas pode juntar a novidade a esta observação certeira, e ver no que dá.
posted by Rita Dantas @ 12:44 0 comments


É Champa
Durante o fim-de-semana, este blog parcamente actualizado e cujos temas vão dos meus irmãos a chichi de gato e da política ao amor e à metereologia, ultrapassou as 6000 visitas. Eu acredito em milagres, magia, jardins secretos e no amor eterno, mas neste caso parece-me melhor respirar fundo e agradecer, a vocês todos, pois claro.
posted by Rita Dantas @ 12:40 0 comments

Sábado, Abril 09, 2005

O leão semiótico
Num ponto isolado da planície africana, onde o maior povoado era constituído por oito casas e ficava a mais de 100 km , Frederik Munchdrucks, eminente semiótico austríaco, julgava ter encontrado o lugar perfeito para reconsiderar a semiose infinita à luz da nova tipologia sígnica que tinha desenvolvido.Chegou um dia, montou o seu gerador, assentou um complexo sistema de energia solar e construiu uma cabana de acordo com os modelos da região (que, como sabemos, era despovoada). Uma semana depois, preocupado com o impacto do excesso de preocupações terrenas sobre a sua actividade académica, sentou-se ao sol e começou a escrever.Estava prestes a chegar a uma teoria definitiva sobre a possibilidade da existência de signos de significação limitada, condição essencial para a existência de uma pragmática da comunicação, quando sentiu que o sol começava a queimar-lhe as costas.Foi exactamente quando voltava da cabana munido de um dos seus múltiplos frascos de Ecran Total, que viu a leoa.Enquanto se questionava sobre os sinais que os olhos dela enviavam, e tentava determinar até que ponto o sangue que lhe adornava o canto da boca poderia estabelecer uma relação indicial com a galinha de Angola que jazia aos seus pés, a leoa abocanhou-lhe a garganta e terminou sem hesitar uma bela carreira académica.Deu o semiótico ao seu filho Baoco, o único leãozinho da ninhada que tinha sobrevivido ao ataque de um grupo rival.Baoco, desconsiderando o elevado volume de conhecimentos e capacidade analítica do académico de meia idade, achou que sabia a palha.Mal sabia que a sua vida tinha acabado de mudar para sempre.(Remembering the first blog, Nr.1, Série I)
posted by Rita Dantas @ 09:32 3 comments


Danke.
Dass du immer da bist, trotz allem.
posted by Rita Dantas @ 08:30 0 comments

Quarta-feira, Abril 06, 2005

Silly, so silly. Hopeless.
Sou uma pateta.
posted by Rita Dantas @ 20:19 2 comments


O fim da picada
O gato fez chichi em cima de um caderno meu, apanhando também o canto da minha antologia de poesia expressionista alemã, a edição bilingue da Relógio d'Ãチgua com uma tradução não (de todo!) perfeita mas bastante interessante do João Barrento.A modos que o lavei, o livro, mas não sei se se safa. A modos que só o insultei, o gato, mas não sei se não o espera algo pior (cortá-lo para carpaccio, por exemplo).De todas as coisas, porquê esse livro?
posted by Rita Dantas @ 10:46 4 comments

Terça-feira, Abril 05, 2005

Decisão
Estar em casa fechada a fazer trabalhos há duas semanas deixa-me com uma frustração de um tamanho tal que só prejudica os mesmos trabalhos. Acabou-se a brincadeira, a partir de agora os meus trabalhos académicos encerram às seis da tarde, como as repartições (assim como assim, ninguém consegue trabalhar depois dessa hora nesta casa).Avisem o mundo, que eu vousair.Alguém sabe dançar o tango?
posted by Rita Dantas @ 14:43 2 comments

Segunda-feira, Abril 04, 2005

Aviso à navegação
Anche io estou a ler o Ulisses.
posted by Rita Dantas @ 12:09 3 comments


Será mau sinal?
Subscrevo inteiramente este post e ainda só tenho 22...
posted by Rita Dantas @ 11:35 0 comments

No comments: