Saturday, October 14, 2006

Blog em Agosto de 2005

Quarta-feira, Agosto 31, 2005
.
Odessa (y vuelos baratos)



Odessa es una cuidad en el Mar Negro y ya estoy, como de costumbre, ya muy excitada. Pero no es por esso que escribo, sino porque encontré un motor de busca para vuelos baratos. Está aquí (para todos los que, como io, solo conocían a Opodo).
posted by Rita Dantas @ 12:32 4 comments
.
El día español en este blog




Acabo de ser invitada a las Naciones Unidas Modelo 2005, y representaré España en el Consejo de Europa, en finales de Noviembre, en Odessa, Ucrania. Por lo tanto he decidido introducir un día español en este blog.
Pido vostra comprensión, porque no hablo español, ni tampoco lo escribo. Esperanzadamente el dia alemán, italiano y francés seguiran para mostrarvos que mis coñocimientos linguísticos no son así tan malos (ok, mi italiano es terrible también).
posted by Rita Dantas @ 12:09 1 comments
Segunda-feira, Agosto 29, 2005
.
Survey
Costumo ter esta discussão com o meu oftalmologista:

Afinal, os homens têm medo de mulheres bonitas e inteligentes ou não?

Eu digo que não, ele acha que sim. E vocês?
posted by Rita Dantas @ 19:06 11 comments
.
Questionário (IV?)

Da Esdruxulina recebi mais um questionário e, tamanhamente honrada, aqui fica a resposta, tardia em função das férias e das difíceis condições de acesso à Internet em Ponte da Barca (que merecem um post próprio).Respeitam-se as sugestões da remetente (que de facto fazem todo o sentido!), e desrespeita-se levianamente o conceito de idiossincrasia.
Entonces:

Idiossincrasias - as 5 menos:
Gente de pensamento pequenino.
Pessoas de mais de 15 anos que ainda mandam "toques".
As reações agressivas ou mázinhas que cheiram a insegurança (as minhas e as dos outros).
O famoso "eu cá não gosto de política, não me interessa isso".
O quase tão famoso "E que interesse é que tem isto? Isto também eu fazia!" das pessoas que recusam toda a Arte Moderna de uma penada antes de se esforçarem um bocadinho que seja.


Idiossincrasias - as 5 mais:
As manhãs e os pequenos-almoços.
As mudanças.
Os amores (os de Verão e os outros).
Cozinhar.Comer.
Lingerie, poesia e vinho.

5 destinos:
S.Petersburgo.
O Transsiberiano e o Expresso Oriente.
A América do Sul(toda.).
A Cornualha.E a Toscana.
Moçambique.Cabo Verde. E a China, a Ãヘndia...quantos cabem mais nesta última linha?

5 canções:
Pasion, Rodrigo Leão
As Ritas (a do Sérgio Godinho, a do Chico Buarque e a da Amália)
O mio bambino caro, Puccini
A Pedra Filosofal, com que choro sempre
Holny, Guolec uOrkiestra, entre tantas mil do mundo todo


5 pratos favoritos:
Ervilhas com ovos e chouriço (top of the top)
Caril de Camarão by Ferra
Carne estufada (Ã minhota)
Feijoada, Sarrabulho, Açorda de Marisco e outros pratos light...
Chocolate, em mousse, em barra... (e ovos moles, natas do céu, creme de farinha de pau e toda uma panóplia de sobremesas)

posted by Rita Dantas @ 17:52 2 comments
Sexta-feira, Agosto 26, 2005
.
Update

I am still on vacation but had to interrupt them to work on some articles, work which I interrupted to see if none of the german bloggers had gone with the wind, correction, the flow, and to update you on my fascinating life.

I already visited Porto, which proved itself to be a beautiful city from Aliados down (you will get a better impression of my visit to Porto later on, of course). There I also enjoyed the company of C.P. ( my conversion to this fashion had to be original, so men get two initials, these obviously standing for Charmed Prince), an amazing guy who insinuated himself into a very important role in my life, and a not less important one in my less and less fragilized heart, and whose flat in Ribeira wins the award for the better-decorated-man-flat-ever seen (a demanding award) .

Minho is still Minho, and still is home, even if I wouldn't want to live here and am slightly more urban than Sra. Jesus (sorry, J.) or Lurdinhas (L., who according to my mother must be a Lesbian - obviously a frustrated one, living in the end of the world).
My grandmother still sticks to emotional blackmail as a profession (still with poor results), my cousins are growing to very nice young fellows and life is pretty pleasant in the end of the world as I know it.

There, it was brief, but condensed all important things...
posted by Rita Dantas @ 15:02 6 comments
.
The english day on this blog II

97,6%

Given the facts that:

1) I just received my Toefl results, having scored 293 out of 300 points, and this test is why the english day was invented in the first place (those of you remembering something having to do with wine at lunchtime should now be silent and look unsuspicious).

2) I finally found a room in Bath (no longer having nightmares about sleeping under the bridge).

3) I am sharing that same room with L., an american girl. What do you think of L.? I ask you, because you probably know as much about her as I do. (PS: And hereby I join the very in "initials for names" fashion and introduce you all to a girl who will, for the best or the worse, be quite important in my life from now on).
posted by Rita Dantas @ 14:47 1 comments
Domingo, Agosto 14, 2005
.
Vou de férias!!!!

Para aqui:


Arcos de Valdevez

Aqui:


Ponte da Barca

E por fim ainda um saltinho aqui:


Porto (imagem do Katraponga)

Antes de outro saltinho aqui:


Ericeira
posted by Rita Dantas @ 11:45 8 comments
.
Quotation of the week

"Ameixas, não é? Os pardais comem ameixas?"
M.I., encore une fois, le 13 Août.

Claro, meu doce, só ameixas. E no Inverno, coitadinhos dos pardalinhos.
posted by Rita Dantas @ 11:36 0 comments
Sexta-feira, Agosto 12, 2005
.
Zauber




Soube pela Minhoca, que se celebram hoje 50 anos sobre a morte de Thomas Mann, o homem que escreveu Zauberberg, a Montanha Mágica, talvez o melhor livro que li até hoje, e a Morte em Veneza, que só li recentemente depois de anos a alimentar-me apenas da beleza do filme. E foi também a Minhoca que me alertou para a importância de um outro livro dele, os Buddenbrooks, do qual mal tinha ainda ouvido falar, e que se tornou assim na minha leitura de Verão (ou tornará, mal passe por uma livraria com a desculpa da efeméride).
posted by Rita Dantas @ 11:09 3 comments
.
O Flick R era uma porcaria...

...e a minha câmara nova,a que eu hei-de comprar, merece uma fotopage que dê para arrumar. Por isso, para gáudio de todas as pessoas que conhecem as duas e concordam comigo, voltei para a fotopage antiga.
posted by Rita Dantas @ 01:31 0 comments
Quarta-feira, Agosto 10, 2005
.
home, sweet home

Recebi finalmente uma password para o site de anúncios de casas e quartos da Universidade de Bath, e já enviei dezenas de e-mails, rezando para que me ofereçam um quarto, o que em Bath é mais complicado do que em Berlim porque há menos mobilidade e se arrenda tendencialmente para o ano inteiro.
Senão, tenho sempre lugar nas residências, mas não queria nada. Sou uma miúda de casa, gosto de me sentir em minha casa nos sítios onde moro e não me estou a ver a sentir como minha a cozinha do 3º andar... para além disso, tenho tantas saudades de ter uma casa... de ir às compras ao supermercado, de ir acrescentando pequenos pormenores, de inventar sítios para as coisas e de as arrumar, de cozinhar (tantas tantas saudades de cozinhar), de limpar e ver a minha casa limpa (sim, é verdade) e, acima de tudo, de receber amigos para jantar.
Para não falar de outras tantas saudades de viver em várias línguas, de correr todos os dias de manhã, de estudar, de conhecer gente novinha em folha...
...outro dia perguntaram-me se a mudança não me assusta, e pensei um bocadinho antes da negativa imediata, para não parecer irresponsável. Mas a resposta é mesmo essa: não me assusta nada. É só excitação, muita.
posted by Rita Dantas @ 13:48 6 comments
.
O estágio aproxima-se do fim

Outro dia virei aqui fazer o balanço, que é muito positivo, mas sempre venho entretanto aqui comentar que agora é que são elas. Se eu realmente recuperei porque já penso nos desamores do passado menos de 30 vezes ao dia, ou se só me ia aguentando com a actividade. Mas acho que é a primeira, ajudada pelos entusiasmos de Verão, e pelas outras coisas que me vão arrancando sorrisos patetas.
posted by Rita Dantas @ 13:44 0 comments
Terça-feira, Agosto 09, 2005
.
já não há paciência para estes jornalistas... (I)

...meios aéreos...à espera dos meios aéreos...os meios aéreos que teriam podido resolver a situação...

Mãe, o que é aquilo no céu?
É um meio aéreo, Joãozinho.

O que são meios aéreos? Tenho um palpite de que são meios de transporte, e de que só podem ser aviões ou helicópteros (ou outros que conheço, como o balão ou a nave espacial, não são ainda utilizados no combate aos Fogos).Ou não?
Uma regra do bom jornalismo, falado ou escrito, é nunca usar duas palavras em vez de uma. Avião, uma, meio aéreo, duas. Outra é não cair em vícios de linguagem. Helicóptero, bom, meio aéreo, mau. Uma última é usar palavras o mais rigorosas possível. Homem é melhor que pessoa, rebuçado melhor do que guloseima. Que é como quem diz, avião, bom, meio aéreo, mau.
posted by Rita Dantas @ 14:23 7 comments
.
Confissão

Com o passar dos anos, tenho de vos confessar este facto aterrador: a minha cultura geral decresce a olhos vistos. E como se isso não bastasse, também parecem diminuir as fontes que garantiam uma cultura geral aceitável: a curiosidade, a concentração, etc. Sou, e não é modéstia nem conversa de oh coitadinha de mim, menos capaz de ter uma conversa interessante.
Isto é normal? Também acontece convosco? Posso ter o meu cérebro dos 18 anos de volta?
PS:Não confundir com o défice de certezas sobre a vida e o mundo, que considero um positivo sinal de amadurecimento.
posted by Rita Dantas @ 14:07 5 comments
.
Callabriga 99




3 reflexões a propósito de um vinho

I- O Douro é definitivamente a minha região favorita, bastante à frente de todas as outras, seguida de perto apenas pelo Dão. Não há Alentejos que batam aquela elegância, aquela complexidade, aquela finura dos aromas. Os vinhos da Ferreirinha, e nomeadamente estas gamas médias como o Vinha Grande, o Quinta da Leda e esta Callabriga continuam a ser apostas seguríssimas.
II- Um mal geral dos novos vinhos portugueses, a meu ver, é madeira a mais. Os vinhos passam demasiado tempo em madeira (ainda por cima quase sempre o pouco subtil carvalho americano, que sendo de grão mais largo que o francês ou o português dá aromas mais intensos e mais evidentes), mais tempo do que a fruta que têm para equilibrar, e ficamos com vinhos muito semelhantes, da casta "Carvalho", esquecendo o objectivo inicial, que era a combinação dos aromas, potenciando as características iniciais do vinho. Reaprender a elegância e a complexidade como trunfos intemporais era uma boa.
III- Gosto mesmo muito de vinho. Quando bebo um vinho que me convence totalmente, como este, os sentidos explodem todos e os adjectivos desaparecem-me, depois de irem de orgásmico para cima (na verdade nessas alturas tendo mesmo a acreditar que os orgasmos como máximo da experiência da sensualidade, que gosto de entender como a orgia dos sentidos e a sua mistura em alegre sinestesia, são largamente sobrevalorizados. Mas depois passa-me).
posted by Rita Dantas @ 13:00 6 comments
Segunda-feira, Agosto 08, 2005
.
Está tudo louco. De vez.




Os burocratas europeus têm na calha uma lei que visa proibir os decotes das raparigas dos Biergarten (e logo das esplanadas todas), para protegê-las do sol. Está tudo aqui (mas eu descobri via Briteiros)
posted by Rita Dantas @ 19:22 4 comments
.
Brindes

Andava por aí a fazer a ronda de blogues quando li algures sobre brindes. Os brindes especiais são como as piadas privadas, ou as palavras de sentido duplo, um elemento único de cumplicidade. Podem-se tentar partilhar com os elementos externos a quem os inventou, mas não é nada a mesma coisa.
Entre outras coisas, desta vez vou fazer um jantar de despedida antes de me ir embora para gozar o privilégio de cantar esta canção:

Ganda farinha
Da Big P
Partiu-se a chave
Na esquina G

Os asquerosos
A GNR
Abriu-se o forno
E fez-se greve!

Com um copo de sangria, ou, ainda melhor, vinho quente com canela. Copo esse que vai acima, abaixo, dá a volta à cintura numa complicada acrobacia que só podia ter sido inventada por miúdas e retorna ao centro para cumprir finalmente o seu destino final: esvaziar para voltar a encher. Dia 16?
posted by Rita Dantas @ 10:52 9 comments
Sábado, Agosto 06, 2005
.
Para não dizerem que neste blog não se aprende nada de útil (II)

Como escolher um melão




Passo 1: cheirá-lo. Deve cheirar-se o lado inferior ao pé. Um bom melão, mesmo um bom melão dos nossos dias, tem cheiro.
Passo 2: apalpá-lo, ligeiramente. Quando está maduro está um pouquinho mais mole e isso pode sentir-se (aqui chegados, é preciso explicar como apalpar fruta sem a estragar, o que é possível - tal como se pode tocar na vizinha do lado sem a deixar com uma nódoa negra. O truque é não espetar o dedo mas fazê-lo com a palma do dedo, ou seja, o lado de dentro da ponta, e de forma muito ligeira, com toda a sensibilidade, capaz de sentir a descida de um milésimo de milímetro antes de arruinar de um pêssego verde).


PS:Já as melancias, o truque é encostar ao ouvido e ver se o som é oco. Nas excelentes é de um oco quase metálico.
posted by Rita Dantas @ 22:35 3 comments
.
Depois de aturados esforços...

...(a que este post serviu de teste), consegui finalmente resolver o problema da barra lateral. Hurray. Obrigada ao Tiago, e principalmente ao Miguel Madeira, que foi uma ajuda preciosa.
posted by Rita Dantas @ 13:28 5 comments
Sexta-feira, Agosto 05, 2005
.
Sex and the City

Hard-core, soft-core



Descobri uns blogs novos e esqueci-me de vos contar...
São o Bellow, para quem tem saudades do Sexo e a Cidade, e o Mimi in New York, para quem tem saudades da Belle de Jour (entretanto depois do livro ela retomou, mas não é bem a mesma coisa).
posted by Rita Dantas @ 13:38 0 comments
Quinta-feira, Agosto 04, 2005
.
Migration




Aceita-se vaga em programa de intercâmbio climático no Verão. Os nórdicos interessados em transformar-se em lagosta suada devem contactar-me com urgência.
Argh, do Verão bastavam-me de longe os primeiros dez dias (e as noites, que podiam ser todas).

posted by Rita Dantas @ 18:24 2 comments
.
Riding at dawn




Há coisas impagáveis. Ver Lisboa a anoitecer uma linda noite de Agosto, em cima de duas rodas e atrás do cheiro mais doce, por exemplo. Mas há outras.
posted by Rita Dantas @ 11:36 2 comments
.
Quotation of the week

"Então goza-me muito"
M.Igor, 3 de Agosto, assim pelas 10h30, seguindo-se promessa de citação.
posted by Rita Dantas @ 11:23 0 comments
Quarta-feira, Agosto 03, 2005
.
oops



Tenho menta no nariz. Não me perguntam porquê, também não sei como me aconteceu, mas tenho o nariz mentolado, e uma respiração quase demasiado fresca, naquele limite em que ainda é bom mas já faz um bocadinho de comichão.
posted by Rita Dantas @ 15:39 4 comments
Terça-feira, Agosto 02, 2005
.
Regra geral

A compra de roupa interior durante o intervalo de almoço incrementa a produtividade.
posted by Rita Dantas @ 18:27 3 comments
Segunda-feira, Agosto 01, 2005
.
Diga-se de passagem que...

...há dias em que uma pessoa precisa de pelo menos meia bebedeira.
Hoje, por exemplo, a modos que.
posted by Rita Dantas @ 18:41 4 comments
.
In the meanwhile...



Também já comprei o meu bilhete para Bath. Vou dia 20 de Setembro (ler com bolhinhas de entusiasmo na barriga). Estou agora a escolher um quarto para os primeiros três dias, enquanto procuro casa. Se alguém tiver sugestões sobre como procurar ou tiver magníficos contactos no mundo do imobiliário Bathonian, é favor dizer. Contributos úteis podem ser recompensados com uma imperial ao sol.
Aceitam-se também inscrições no programa de visitas, de Setembro a Dezembro em Bath, de Janeiro a Abril em Praga e a partir de Abril de volta, a Berlim, claro.
posted by Rita Dantas @ 12:38 11 comments
.Setembro de 2005
Deutschland in Cascais




Ontem fomos a um Biergarten, ali mesmo em Cascais, quiçá para celebrar a entrada da Vitória na Escola Alemã, quiçá para matar as minhas saudades, quiçá só porque o meu padrasto tem uma tradição de boas ideias.
Comi uma Curry Wurst a lembrar o frio de Hamburgo e Glühwein (tenho de ser nostálgica porque ela não estava perfeita, tinha demasiado pó de caril e molho insuficiente), mas também houve Bratwürste e Kartoffelsalat.
À falta de Erdinger no menú, bebemos Franziskaner. Sim, admito, estou com bastantes saudades de Weissbier, isto para nem falar do resto. A certa altura, até tive saudades do Ambrosius (uma tasca muito tasca de cujo reduzido grupo de fãs eu faço parte) .
E terminamos com Apfelstrudel, que, não sendo a minha sobremesa favorita, jogava bem com o tom geral do almoço. E aina falei um bocadinho de alemão à noite, para remetar.


posted by Rita Dantas @ 12:15 6 comments

No comments: