Monday, August 21, 2006

Blog de Fevereiro de 2005


Segunda-feira, Fevereiro 28, 2005

Lisbon Story
Acabei de ver o Lisbon Story, reconciliando-me de certa forma com o facto de estar de partida para o velho Sul (o toque Scarlet O’Hara e importante). Gosto das cores de Lisboa como de poucas, e tenho mesmo saudades de ver Lisboa entardecer ao sol, daquele tom dourado de fim de tarde que nenhum outro lugar tem realmente.E claro que quero voltar, que tenho muitas saudades, das verdades cortantes da minha mãe e de todas as pequenas cumplicidades, da conversa interminável da Vitoria, luz dos meus olhos, de conversar com o Pechisbeque, de tentar, com pouco sucesso mas sucesso suficiente para tentar de novo, mergulhar no Júlio, de ver a Rosa crescer para lá do horizonte, de aprender do Ferra, enfim, da minha casa. Tenho saudades do meu amor (mesmo que ele nunca vá perceber as cores de Lisboa, ou as cores do meu pais, ou só as cores, talvez), de comer sorvete de fruta no mar de Cascais e ter onde deitar a minha cabeça, de deitar a minha cabeça e deixa-la ficar, para sempre por exemplo.Tenho saudades dos amigos, de mandar conversa para o ar sem malabarismos, de falar por falar. Saudades de discutir politica no vértice da acção, saudades de conversa de gaja, saudades mesmo da esplanada da FCSH e dos almoços da DGCI. Quero voltar ao Chiado, subir ao miradouro da Graça e beber Lisboa aos meus pés por um copo de imperial. Aquelas cores, todas.Ao mesmo tempo, ficam em Berlim sonhos de criança que realizei, toda uma vida que organizei para mim, um horário em aberto sem refeições a tempo e horas, o contentamento de me perder pelas ruas sem achar que devesse conhece-las, todo o mundo branco da neve (no topo da lista das coisas importantes!), o mundo do nevar, de um devir que passou também por mim. E, claro, todo um mundo de afectos que vão passar ou voltar a estar a muitos quilómetros de distância.Este bocadinho de mim e o que fica tristonho quando reconhece que, mesmo sendo a diferença irrisória, não há razão que justifique comprar um frasquinho grande de geleia de beterraba, ou colar uma nova recordação pateta nas paredes do meu quarto.Finco-me então em que a Alemanha me terá de volta dentro de pouco tempo, e alegro-me na perspectiva do sorvete de tangerina (ou de morango?) e das crianças a acolher-me no regresso a casa.
posted by Rita Dantas @ 22:00 3 comments

Spooky
Estao a acontecer coisas muito estranhas neste blog. Primeiro, descubro que um texto publicado ha uns dias nao esta ca, em lado nenhum. Estranho o suficiente. Agora, noutro texto desapareceu a imagem, logo uma caricatura tao gira.E no que da deixar o blog ao abandono...Promete-se portanto para as proximas horas um retorno a normalidade.Nota: Ok, encontrei o post escondido como Draft, era este, nao tem de ir ler porque era mais uma vez sobre o Josef Joffe.
posted by Rita Dantas @ 17:18 0 comments

Sábado, Fevereiro 26, 2005

Post muito curto
Sem uma mao direita funcional, sinto-me semi-muda.
posted by Rita Dantas @ 02:07 3 comments


Quinta-feira, Fevereiro 24, 2005

Chocolate
Esta noticia importante que li nos marretas confirma apenas tudo o que sempre defendi.E aumenta a compaixao, que estou certa todos partilham, pelo duro sacrificio da minhoca.
posted by Rita Dantas @ 16:59 2 comments


Quarta-feira, Fevereiro 23, 2005

W.U.R.M.
Eu e o Patrick estamos a trabalhar neste partido novo, o Wurm (o "w" esta para wandel, o "r" para revolution e as outras ja nao me lembro muito bem, o "u" era para ser Umbau, mas eu recusei de imediato a via reformista). Como eu sou o Superwurm, penso que me cabe anunciar-vos a criaçao deste novo movimento.Neste primeiro cartaz podem ja ver qual o nosso objectivo para as eleiçoes para o Senado de Hamburgo. Em caso de extrema necessidade ele assumira ser gay e eu assumirei fazer parte de uma qualquer minoria nordica (nao a dinamarquesa, que ja esta muito visto).Outra parte genial do plano e a possibilidade a medio-longo prazo de gerarmos de forma autonoma novos militantes e minorar as dissidencias internas com distribuiçao de chupa-chupas (pans et lollypops).
posted by Rita Dantas @ 20:32 2 comments



A eternidade ao virar da esquina
(ou "Declaraçao de amor em jeito de regra geral")
Enquanto rirmos juntos, esta tudo bem no melhor dos mundos.
posted by Rita Dantas @ 20:28 1 comments


Terça-feira, Fevereiro 22, 2005

Agora e que vou deixar de ter amigos
Estudar Historia das Ideias Politicas (a minha ocupaçao do dia) aproxima-se bastante do meu conceito de "mesmo divertido".
Acrescentos varios:
00h12m- No adiantado da hora, o meu conceito de "mesmo divertido" sofreu as necessarias adaptaçoes e a raiva pela desordem em que me venderam estas fotocopias excede tudo o resto.Se Tomas de Aquino me batesse a porta, nem sabia o que o esperava.
00h53m- Ja nao ha raiva que bata o sono, e volto a assumir que nao consigo estudar de noite.Rousseau? Hobbes? Seriam amigos? Teriam andado com o Aristoteles na escola?
5h30- Bom dia!O que e valido para a meia noite ja nao e valido para as 5h30, e as cinco horinhas de sono sao o milagre necessario. Como ja descobri da pior maneira que neste pais se pode fazer barulho a partir das seis, a Russendisko desentorpeceu-me os musculos e meia hora de danças tribais suspeitas resgatou o meu amor pela filosofia.
posted by Rita Dantas @ 11:49 5 comments



Sinedoque
A piada de hoje do Carlos Guedes ao Acidental, vale por todo o blog, e talvez mesmo por todos os que ele ja teve.
posted by Rita Dantas @ 11:43 1 comments

Segunda-feira, Fevereiro 21, 2005

Segundas ao sol
Esta deve ser uma opiniao extremamente solitaria, mas gosto muito das segundas feiras (sim, mesmo quando os fins de semana sao melhores que este ultimo). Gosto deste cheiro a principio e deste corropio de inicio de actividade. Gosto da ideia de uma semana fresquinha e de olhar para os dias que veem do principio da tabela...Enfim, gosto de segundas-feiras como gosto de Setembro quando começam as aulas e o tempo frio, como gosto de ver chegar a Primavera, como gosto de ver o sol a rebentar para um dia acabadinho de inventar.Mas compreendo que agora nunca mais me falem.
posted by Rita Dantas @ 17:53 2 comments

O que queres ser quando fores grande?
Se se confirmar que a televisao influencia as escolhas profissionais das crianças o futuro na Alemanha e ser desempregado com um diploma de medico legista(ha pelo menos umas tres series sobre medicos legistas a dar na televisao, por vezes ao mesmo tempo).Depois disso virao os juizes, e procuradores publicos dos tribunais de juventude, familia, as modelos, etc.Mas a medicina forense, isso sim, e o futuro...
posted by Rita Dantas @ 17:31 1 comments


Eleiçoes em Schleswig-Holstein
Es dinamarques?Ena!Queres ser meu amigo? Sim, sim, sim?
O SPD e os Verdes perderam as eleiçoes mas vao governar apoiados pelo partido da minoria dinamarquesa, cujo lugar no parlamento e garantido independentemente da prestaçao eleitoral
Acrescento:Genial, a caricatura a proposito que vem hoje no Tagesspiegel:
posted by Rita Dantas @ 15:06 0 comments

Domingo, Fevereiro 20, 2005

Ja que me deu para este lado
5 coisas que gostava que acontecessem nestas eleiçoes:
1.Que o PS nao tenha uma maioria absoluta.2.Que o PP nao possa ser contado entre os vencedores.3.Que Santana Lopes seja um derrotado com a companhia devida (a começar por Durao Barroso)4.Que nem o Bloco nem a CDU tenham resultados que lhes subam a cabeça, mas que sejam juntos suficientes (e imprescindiveis) para os acordos parlamentares.5.Que a minha mae se comporte :)
posted by Rita Dantas @ 12:53 1 comments



Perseguiçao
Hoje, a politica, mesmo a internacional, nao fazia demasiado parte da minha agenda, pelo menos nao antes de as urnas em Portugal fecharem e eu ter de me inquietar.Mas a coisa e mesmo muito dificil.Estava a procura um Andacht ou um concerto de orgao na catedral por todo o Tagesspiegel, porque como e domingo esta tudo fora do lugar habitual. Deparo-me com um artigo de pagina quase inteira sobre Israel e a Palestina. Resisti, nao o li todo, nao li mesmo (sera que resisto ate ao fim do dia?).Mas os destaques foram mais que suficientes para revoltar a minha sopa de feijao verde (excelente, claro): "Israel dificilmente pode ser culpado, porque mesmo que nao existisse Israel os palestinianos nao teriam um estado soberano e independente". Nao me irrita so este tique das ciencias socias anglofilas de investigar e descobrir o que se teria passado "se", a isto ja estamos habituados. Tambem ja nao e so o racismo cultural contra aqueles imbecis fanaticos, os arabes. Suponho que tambem nao seja so o facto de pretender tornar desculpavel o genocidio quotidiano com a inevitabilidade da mortandade. O que bateu mesmo foi aquele tom seboso de intelectual de direita,a tresandar a gentlemanship e a ligas a segurar as meias (perdao, claro, as peuuugas). Mas, nao podia ser o Joao Carlos Espada!Pois nao, nao era. Era o Josef Joffe, outra vez.Assim, a um domingo, sem aviso previo.Indecente.PS: Mas aposto que se conhecem os dois, porque Josef Joffe da aulas em Standford. Sim,o que pensam? Os meus instintos nunca me traem quando julgo reconhecer um pedaço de pretensa ciencia politica ou historica anglofila.
posted by Rita Dantas @ 12:39 0 comments


Sexta-feira, Fevereiro 18, 2005

Boa questao
E a logica da batata (de forno com Remouladensosse ou Kraeuterquark):quem nao quer ter desilusoes, nao sonha coisas impossiveis.Estou farta de saber isto, logo porque e que ainda nao sei isto?
posted by Rita Dantas @ 16:15 0 comments



Esta um dia tao lindo la fora...
E se eu fizesse de conta que nao tinha de escrever uma melhoria de Relaçoes Publicas, uma reportagem, estudar para um teste e começar seriamente com os outros 3 Hausarbeiten??Pronto, esta bem, nao.Era so uma ideia.
posted by Rita Dantas @ 10:14 1 comments


Titellos
-Porque raio esta a ouvir musica tao alto a estas horas da madrugada?-Nao seja assim, compreenda, sao os Nocturnos...
posted by Rita Dantas @ 10:07 0 comments


Segunda-feira, Fevereiro 14, 2005

Premios
Os nomeados para a categoria maior vantagem devida ao facto de saber fazer pataniscas quase parecidas com as da minha mãe são:1.O fim das duvidas que o Pedro gosta de expressar quanto a minha minhotidade.2.A garantia de que haverá sempre solução para os meus problemas informáticos (lá em casa quando o computador se estraga a minha mãe faz pataniscas e vem o Zé Marques).3.Ao fim de algum tempo, quando o boato se espalhar, conseguir que outrem se ofereça para desfiar o bacalhau.4.Comecar lentamente a confiar no facto de que a genética não me permite ser ma cozinheira (embora eu também tenha ido procurar a miopia aos confins da família)5.Poder brincar as mães com outra credibilidade, sem para isso precisar de ter filhos(já).
posted by Rita Dantas @ 23:11 3 comments


Domingo, Fevereiro 13, 2005

Oh nao!
Ja ha muito tempo que nao me lembrava de que faço parte daqueles dez por cento do planeta que sabem realmente o que e uma enxaqueca.Espero que esta se va embora depressa!
posted by Rita Dantas @ 14:40 5 comments


Quinta-feira, Fevereiro 10, 2005

Havera sorte que me valha?
Amanha, vou fazer um teste sobre as 290 paginas do livro abaixo, que versa sobre bonitas teorias sobre formas eticas de manipular os media (a boa forma da eoria das Rel.Publicas), direito alemao da comunicaçao social, historia dos media na Alemanha e ainda muitos mil outros assuntos que nao parecendo se calhar ate vem imenso a proposito.
O teste vem com imensas regras de comportamento, chegar imperetrivelmente ate as 8h20, tirar malas, casacos, etc, sentar-se numa cadeira com um ar infeliz, um documento de identificaçao e uma caneta, mais nada (mas uma garrafinha de agua? nem pense nisso).Depois dos meus dois ultimos testes que eram mais encomendas artigos de opiniao em versao avançada, sinto-me de volta aos poucos exames nacionais que fiz.So nao sei se preciso de mais sorte para este teste, ou para a decisao igualmente arriscada de fazer pataniscas durante o fim-de-semana (alguem sabe onde encontro bacalhau?)...Nota: Eu agora ja sei, e aqui!
posted by Rita Dantas @ 13:25 2 comments

Quarta-feira, Fevereiro 09, 2005

Oops!
Uma das vantagens de trazer o proprio computador para a biblioteca, para alem do acesso a assinatura da faculdade de todas as revistas cientificas importantes, e poder estudar com auscultadores, logo com musica.E preciso no entanto, estar com atençao. Se começarem a olhar muito para nos, e porque estamos outra vez a trautear a Nina Simone.
posted by Rita Dantas @ 13:07 2 comments

Segunda-feira, Fevereiro 07, 2005

Fieber, wieder
Porque agora?
posted by Rita Dantas @ 13:27 3 comments

Domingo, Fevereiro 06, 2005

Das estrelas
Ontem fui aqui ouvir uma historia,uma harpa e ver estrelas as suficientes para matar saudades de um ceu negro.Estava frio, eu tinha de estudar, esta bem, mas foi muito muito bonito.
E vi estrelas cadentes. Pedi tantos muitos desejos que devo estar segura por muito tempo.Porque, voces se calhar tambem sabem, os desejos que se pedem as estrelas cadentes realizam-se.
posted by Rita Dantas @ 08:49 2 comments

Sexta-feira, Fevereiro 04, 2005

Em defesa de Santana Lopes
Li aqui (este blog torna-se viciante) que toda a questao dos "outros colos" nasce em comparaçao com uns de que Santana Lopes gostaria especialmente, os de Braga.
Ora e claro que os colos de Braga sao diferentes. Nao me refiro narcisicamente so aos colos das mulheres nascidas em Braga (que no meu caso recusariam prontamente a presença de Santana Lopes), mas toda a gente sabe que colos do Minho, femininos ou masculinos, hetero ou homosexuais, sao outra coisa.Que Socrates prefira colos de outras proveniencias trata-se ou de demagogia politicamente correcta, ou de falta de conhecimento da realidade nacional.
posted by Rita Dantas @ 16:12 0 comments

Quinta-feira, Fevereiro 03, 2005

I need a job
Por esta altura, ja estou por tudo...Sou eu, e mais 327900 pessoas nesta cidade...
posted by Rita Dantas @ 10:08 2 comments


Quarta-feira, Fevereiro 02, 2005

Paraiso
Pao fresco ainda quente, manteiga, mel, geleia de beterraba. Leite, cafe, sumo de laranja. E para o caso de nao estarem ja a morrer de inveja, jazz a ecoar pela casa e o jornal da dia na mesa do pequeno almoço.E um postal do meu amor.
posted by Rita Dantas @ 11:50 1 comments


Terça-feira, Fevereiro 01, 2005

Glorious mood
In despite of bad news, pressure and fiever.
posted by Rita Dantas @ 19:43 1 comments


Saudades
Em quase todos os sites de postais electronicos ha uma secçao para amores distantes. Seremos assim tantos?
posted by Rita Dantas @ 15:50 3 comments


Bitte, nicht mehr Josef Joffe
(odios de estimaçao 1)
De acordo com Josef Joffe, um senhor cheio de opinioes alemao que me persegue um bocado a moda do Joao Carlos Espada, a razao pela qual Schroeder propos em Davos a Taxa Tobin foi Sharon Stone estar tambem presente.A actriz consistiria um contra-peso mediatico demasiado forte, o que teria levado os Relaçoes Publicas de Schroeder a avançar para uma proposta absurda(?).Eu tambem nao acho que a Taxa Tobin seja a salvaçao do mundo,nem o caminho para um capitalismo simpatico, mas havera limites para os disparates deste senhor?
Parentesis:Que esta a ser ironico dizem voces?Bem, so ha duas hipoteses:ou tudo o que diz Josef Joffe e ironico,e entao podia pelo menos ter graça, ou ele esta realmente a falar a serio, sempre ou quase sempre. A maior parte dos alemaes embarca nesta segunda, e acredita que o senhor e um jornalista serio, e alguem cuja opiniao vale a pena conhecer.
posted by Rita Dantas @ 14:53 4 comments

No comments: