Saturday, October 14, 2006

Quinta-feira, Março 23, 2006

Parabéns!

Hoje, dia lindo de sol, faz anos a minha mae, anos daqueles que ninguém lhe dá. E sabe bem começar o dia, e o dia neste blog que tenho-nao tenho, a contar-vos sobre a minha mae.

Há uns tempos, quando me chegou a Primavera, a minha mae escrevia por aí que quando as filhas agarram a felicidade, as maes se sentem orgulhosas da educaçao que lhes dao. Nao sei da validade destes pressupostos para as outras pessoas, mas sempre vem a coisa ao caso para vos contar que, de tudo o que em mim é bom e correcto, a grande maioria colhe directamente do exemplo da minha mae, do que me disse desde pequenina, ou dos genes que me passou (já do resto, aqui assumo inteira responsabilidade). Os conselhos sensatos que dou aos amigos, oh, quantas vezes precisavam de aspas, as decisoes correctas que tomo e a força e a independencia que, as vezes, significam, oh, quao dependentes sao no fundo da forma como cresci (e isto vai das tentativas de dyi canalizaçao ao saltar de país em país). As quinhentas vezes em que, entre ir para a direita ou a esquerda, considero o que pensaria a minha mae, as vezes em que nao sei e telefono a perguntar.

Há pessoas que estructuram uma vida para nao ser como os pais, e que prometem ser para os seus filhos algo de completamente diferente. Eu pelo meu lado conto-vos que se algum dia for uma pessoa do tamanho da minha mae, terei excedido todas as expectativas que tenho a meu respeito. Se um dia educar os meus filhos como fui educada, terei alcançado a minha maior conquista.

As pessoas teem heróis, modelos de vida, exemplos e mentores. Eu, tenho a minha mae. Com o que vou, escusado será dizer, muito melhor servida.

Bem, estou a perder-me, está visto. O que ia mesmo dizer é que a minha mae é uma mulher fabulosa. É inteligente e muito bonita, tem a força do mundo e a inocencia das crianças, um coraçao maior e toda a grandeza de alma e pensamento. Com o dia de hoje, sao 47 anos disto. Parabéns, madrecita, És a maior!

posted by Rita Dantas @ 07:51 3 comments


Quarta-feira, Março 22, 2006

Contentamento, a medo

Parece que isto esta a funcionar de novo. Nao vamos por-nos para ai a lançar foguetes antes do tempo, mas eis algumas novidades em resumo muito resumido:

1.Em primeiro lugar, ja com atraso consideravel, regista-se a visita do Luís a Praga. E regista-se acima de tudo porque tanto o Luis como o amigo que veio com ele eram pessoas amorosas e e muito muito bom conhecer pessoas de que se gosta. De certa forma, acho que eles sao o exemplo acabado de porque gosto muito dos portugueses, ou melhor, daquilo de que gosto muito em Portugal. Jantaram lá por casa, no que e preciso dizer que tiveram azar (ver novidade 2 para desculpa esfarrapada), e fui-me impondo com toda a lata nos diferentes dias em que por cá estiveram. Parece que gostaram de Praga, e ainda bem. A pergunta que fica e, evidentemente, se gostarao igualmente de Berlim...

2. Estou com muito, muito trabalho. As candidaturas as bolsas exigem muito, especialmente a preparaçao do zero de um plano de trabalhos novo. Simultaneamente, o trabalho que tenho de escrever ate ao fim do mes, umas trinta paginas sobre partidos social-democratas da regiao, acabou de ganhar por sugestao do professor um capitulo adicional sobre as possibiulidades de sobrevivencia da social-democracia no geral da sociedade pos-industrial. Dez paginas chegarao certamente para cobrir uma questao tao comezinha como esta.

3. Continuo muito, muito feliz. Trago o estomago na dialectica entre alegrar-me porque ja falta pouco para berlim ou deprimir-me porque isso significa que tenho menos dias para tratar do essay. De alguma forma estranha, ja a minha ida para Portugal no proximo dia 5 alegra-me mesmo sem dialectica.

4. Comecei a vir trabalhar para as dependencias da Universidade de Nova Iorque aqui em Praga. Os computadores nao exigem password e, principalmente, a impressora e de uso totalmente livre. O lado negativo e a ausencia de acentos que ja devem ter notado. Outros lados negativos incluem o facto de a maioria desta gente serem putos americanos mimados e muito ricos, completamente futeis. Agora mesmo excitei-me e corrigi uns por causa da historia do Ich bin ein Berliner, mas estes eram porreiros. A coisa e do pior, outro dia estavam todos a ver o seu Facebook (o que fariam os americanos antes do Facebook?) e a discutir se realmente seria possivel viver na Europa com menos de 800 dolares por semana. Claro que concluiram que nao, a nao ser que nao se comesse. Deus, Maria.

5. Tenho uma panela de pressao. Este e talvez o mais importante dos pontos anteriores, nao fazem ideia da melhoria que isto introduz na minha qualidade de vida. De tres horas a cozer a sopa passei para no maximo uma, isto incuindo ja todos os diferentes descascares, passar e mudar para tupperwares, com a cozedura a significar no maximo uns vinte minutos, isto incluindo levantar fervura, etc. Estou muito feliz. Esta panela entra directamente para o top cinco de coisas mais maravilhosas que recebi de presente na vida. Nao estou a exagerar.
6. Ha uns dias, houve um bocadinho de Primavera daquela que e para toda a gente e nao so para as miudas apaixonadas. Mas ja passou, claro. Esta a nevar de novo. Honestamente, ja chega. Juro.

posted by Rita Dantas @ 10:49 7 comments


Outro teste, para variar

Estou a ficar cansada disto...se alguem tiver o mail deles, por favor partilhe comigo, para eu lhes enfernizar a vida.

posted by Rita Dantas @ 09:08 4 comments

Sexta-feira, Março 17, 2006

Teste.

E agora era boéda giro e eu conseguia abrir o blog e escrever nele e tudo, e os outros também conseguiam. Era, nao era?
Update: Quero o meu blog de volta! Agora!

posted by Rita Dantas @ 11:39 14 comments


Quinta-feira, Março 16, 2006



Súbita onda de posts II

The Communism Museum

Eis aqui entao para um post revoltado. Comecemos pelo princÍ­pio: as ditaduras comunistas foram coisas horrÍ­veis, que nao hÁ como nao condenar. Informar sobre o que se passou É essencial para evitar que volte a acontecer.
Mais, o comunismo checo sofreu nao sÓ apenas o carÁcter ditatorial do seu prÓprio sistema, como a invasao soviÉtica quando o sistema estava a mudar. A resistencia do povo checo tem contornos que nao hÁ razao para nao chamar de herÓicos.

Depois destes pontos prÉvios, sempre vos conto que o Museu do Comunismo aqui em Praga É o maior pedaÇo de anti-comunismo primÁrio e imbecil de toda a histÓria da Humanidade. Consegue contar toda a histÓria do regime na RepÚblica Checa sem contar que os tipos ganharam as eleiÇoes, garante ter sido o PC checo formado por refugiados na RÚssia que "capitularam" (ao que se segue sem explicaÇao que o partido se torne o maior da ChecoslovÁquia), garante, sem medo ou hesitaÇao, que Lenine era anti-sistema porque o seu irmao foi morto pelas tropas do czar (a biografia de Marx tambÉm É cheia de pinta, Engels nao hÁ). ComeÇa com um poster que diz que as mulheres nestes paÍ­ses tambÉm teriam queimado soutiens se os tivessem, para depois dizer mal dos tipos que obrigaram as mulheres a ter empregos tal como obrigavam os homens. E ainda fala dos pesticidas e da paranÓia da guerra e da protecÇao contra ataques inimigos como se nos Estados Unidos na altura nao se passasse exactamente o mesmo. Com um detalhe adicional, a frase " Como se algum dos inimigos da URSS algum dia pudesse atacar cidades, escolas e hospitais".

Que o bicho fique por cima do McDonald's, nao me espanta. Que fique no mesmo andar de um casino, tambÉm nao. Que todos os checos com quem falei se riam de mim quando digo que lÁ fui, ainda menos.

O Museu do Comunismo, que nem sequer É barato, vira a HistÓria como lhe apetece, escreve os disparates que quer e faz dos visitantes idiotas como se eles nao fossem reparar.

PS: Claro que escrevi uma entrada gigante no livro de visitas. Para nada, sim, eu sei.

posted by Rita Dantas @ 10:26 6 comments

Súbita onda de posts II

Terrorism

De acordo com a amiga Condi, o Irao é agora uma espÉcie de banco central de terroristas. Estou muito interessada nesta nova instituiçao financeira. Agrada-me tanto a hipótese do leasing, alugar um terrorista por umas semanas (embora me preocupe aqui a questao da devoluÇao em bom estado), como a do investimento a longo prazo: se lá puser o meu terrorista, quantos nao poderei colher numa poupança a dez anos, por exemplo?
As hipóteses sao evidentemente infinitas, espero que também no caso do cambio. Tenho aqui un rapazes interessados apenas em virgens, e dava-me jeito trocar por uns mais fogosos bascos.

posted by Rita Dantas @ 10:26 1 comments

Súbita onda de posts I

La visite des parents

Entre sexta e terça passadas tive o extraordinário privilégio de receber mi Mamancita e o Ferra. O programa envolveu o enchimento do frigorÍ­fico com brilhantes iguarias, o alargamento substancial da garrafeira, a chegada da minha maravilhosa panela de pressao (post prÓprio sobre este assunto segue dentro de momentos) e...ah, sim, claro, tambÉm envolveu qualquer coisa para os pobres desgraÇados, espero, para alÉm do maior nevao de Praga nos Últimos 50 anos.

Subimos ao castelo, corremos as ruinhas de Mala Strana (incluindo outras jÁ de Hradani, entre as quais a tao ansiada NovY SvEt), andamos pela Cidade Velha, pelo Bairro Judeu e por todos os sÍ­tios onde tem de se andar, com mais umas ruelas e edifÍ­cios da minha preferencia pessoal. Comemos variadas especialidades checas (incluindo o bife sem molho com cenouras), bebemos outras diversas especialidades checas (lÁ chegaremos ao post sobre as diferentes cervejas checas), e gastamos um dia a ver Brno, uma cidade razoavelmente desengraÇada onde eu comi a mais fabulosa comida da RepÚblica Checa atÉ hoje (ao que nao se segue post sobre o assunto, mas antes uma pesquisa na net de receitas, que poderao depois ser experimentadas por visitantes que nao me deixem a ganhar teias de aranha em Berlim).

Actividades a pedir post prÓprio sao a evidente ida a Ópera, no caso para ver o Rigoletto, e a visita ao Museu do Comunismo, que me irritou de forma tao solene que dÁ tambÉm direito a texto autÓnomo.

Em jeito de balanÇo, e apesar da altura difÍ­cil em que me vieram visitar, entre candidaturas e trabalhos, foi, como É evidente, muito bom te-los por cÁ, recebe-los em casa e passeÁ-los por aÍ­ (ah, e mostrÁ-los aos colegas, vejam como os meus pais sao muito mais fixes que os vossos). TerÇa feira deixei-nos no aeroporto, e segui para a faculdade.
Ah, pois É. A vida normal segue sempre dentro de momentos.

posted by Rita Dantas @ 10:09 1 comments

Sexta-feira, Março 10, 2006

Da inevitabilidade do ser

Estava a pensar escrever sobre polÍ­tica. Por exemplo porque concordo com uma amiga que É parvo e uma falta de educaÇAo ficar sentado a fazer birrinha na tomada de posse do novo Presidente da RepÚblica, e ainda que me parece reflectir a relaÇAo azeda que a esquerda tem com a democracia, indecisa entre achar que o povo no qual deposita toda a esperanÇa É estÚpido e manipulÁvel, ou admitir o seu prÓprio falhanÇo, o que É duro. Levantar-se para o Cavaco É triste, ficar sentado para o paÍ­s É mais. Mas depois apeteceu-me muito mais contar-vos que estÁ sol, um dia lindo, e que acordei de sonhos bonitos.

Mas estava tambÉm a pensar escrever-vos sobre polÍ­tica porque organizaÇOes gays de Berlim nAo deixaram falar o imbecil do PR polaco, conhecido pelas suas declaraÇOes ultraconservadoras e por ter proibido uma manifestaÇAo do Orgulho Gay pela cidade de que era Presidente da CAmara. E isto É importante e, ao contrÁrio da patetice supra-citada, traz razOes bonitas. Mas com o direito polÍ­tico ao amor volta o meu lado lamechas e posso passar do idiota do polaco a contar-vos como amo o meu amor em menos de cinco segundos.

Por Último, queria tambÉm contar-vos que a WASG de Berlim (uma organizaÇAo de que talvez se recordem de ler por aqui algures, jÁ que nos quadros dirigentes estava um rapaz mesmo giro que tinha uma aula comigo, o Luigi) mandou passear o PDS e o Linkspartei contra a opiniAo da sua direcÇAo, demontransdo que estÁ viva e de melhor saÚde e energia do que eu a pensava, mas quem fala em energia fala em cantar na rua e em sorrisos parvos, e jÁ estAo a ver o caminho que isto leva.

É para verem porque É que nAo escrevo. Eu ainda penso, que penso, e em coisas sÉrias e tudo, mas no fim sou sempre, e a Rita que sou É amor toda. É, disto, Patsy, da inevitabilidade da lamechice que se faz a Primavera de Praga. De certeza que ainda queres mais capÍ­tulos?

posted by Rita Dantas @ 12:48 17 comments



Quinta-feira, Março 09, 2006



Uma árvore é um amigo


Para nAo dizerem que nao vos avisei, ou que nAo partilho convosco as coisas boas que partilham comigo, fiquem a saber que este site É uma preciosidade, contendo um pouco de tudo, do Tom Sawyer ao Tragabolas, dos Vitinhos (os dois! e como ri no fim...) Í Pasta Medicinal Couto,passando tambÉm pr canÇOes e programas de rÁdio.
PS: NAo chorem, vÁ.

posted by Rita Dantas @ 09:26 10 comments


Quarta-feira, Março 08, 2006


Optimismo

Estava aqui a roer a minha consciͪncia e o meu orgulho, escrevo ou nAo escrevo a pedir uma carta de recomendaÇAo Í quele professor quando, de repente, se fez luz. O pior que me pode acontecer É ele dizer que nAo. E mandei.

posted by Rita Dantas @ 17:49 2 comments


Confissao

Passeio um bocadinho a cerveja pela boca, porque gosto do formigueiro que me faz nas gengivas.

posted by Rita Dantas @ 17:24 3 comments

já que estamos numa de links

Fizeram anos as meninas da Confraria do Atum e a deliciosa Izzolda, muitos parabÉns atrasados (maduros?).

posted by Rita Dantas @ 11:05 1 comments

Piada do dia

Se É anedota de loiras, sÓ pode estar na Tabacaria (e mete blogues e tudo).
posted by Rita Dantas @ 11:01 0 comments

ach du lieber gott

Vim para a universidade trabalhar, mas estÁ a revelar-se completamente impossÍ­vel. De repente, estava eu muito bem num computador todo quadragÉsima geraÇao, quando um tipo esquisito, vagamente parecido com Jesus Cristo se Jesus Cristo se lembrasse de usar chinelos com meias brancas, comeÇa a partilhar umas frases em voz alta com o resto da sala. Louco, pensei eu, vagamente chateada.
Mas depois ele fechou a porta e comeÇou a dar uma aula. Disse-me que podia ficar se quisesse e eu cometi o grande erro de nao me ir imediatamente embora, que É para verem como sou tosca. E agora aqui estou eu, na primeira fila de uma aula de estatÍ­stica dada por um professor muito enÉrgico que nao se cala um segundo e tem uma projecÇao de voz verdadeiramente admirÁvel, a tentar concentrar-me em candidaturas e pesquisas por bibliotecas, sem poder sair daqui. HÁ muito azar na vida, serÁ possÍ­vel que isto dure mais de uma hora?

posted by Rita Dantas @ 10:53 4 comments



Segunda-feira, MarÇo 06, 2006



Definiçao


ou

Novidades do fim de semana


Pode-se primeiro discutir se se prefere Tolstoi ou Dostoievsky, passar para a polÍ­tica, contar das maravilhas do amor enquanto a alma se nos esvai num beijo e convencer alguÉm de que rebolar por um monte de neve fresca abaixo É uma Óptima ideia, tudo num perÍ­odo de menos de quinze minutos. É a isto que chamo a Primavera.

posted by Rita Dantas @ 17:52 17 comments


dos resultados da polí­tica abaixo indicada, da primavera, do amor, dos deuses

Depois de uma luta quase desumana contra as evidencias, as coincidencias, o Óbvio, e a mudanÇa das estaÇoes, houve um dia em que nao sÓ perdi a culpa, porque nao a tendo no passado, consciencia tranquila, nao posso passar a te-la a ensombrar-me o presente, como perdi tambÉm o medo, as defesas, as barreiras, o orgulho.

Lancei um convite e ele veio, aceitamos as evidencias, falamos muito. Chamamos-lhe amor, e chamamos-lhe inevitÁvel. E fomos felizes. Do futuro, ninguÉm sabe. NÓs sabemos da magia, dos olhares, da vida e do amor. E de ser felizes.

PS: Espero que, comigo apaixonada, o blog nao se torne muito aborrecido. Se tornar, É favor prestar atenÇao aos links e demontrar compreensao de forma activa.

posted by Rita Dantas @ 17:04 5 comments


Sexta-feira, Março 03, 2006


das polÍ­ticas das candidaturas

A Universidade de Bremen, face a aparentemente bastantes mais pessoas que tinham visto 15 de MarÇo como data limite da candidatura, aceita candidaturas atÉ essa data. E ainda dizem que nao É Primavera.

posted by Rita Dantas @ 13:04 2 comments


das polÍ­ticas do desenvolvimento

A RepÚblica Checa É desde quinta feira um paÍ­s desenvolvido, e nao mais um paÍ­s em vias de desenvolvimento. Rumores circulam que na mesma reuniao os mesmos senhores sisudos consideraram a necessidade de fazer regredir Portugal para o patamar anteriormente ocupado, entre outros paÍ­ses, por esta repÚblica em que me encontro. Se desistiram nao foi por causa de o paÍ­s ser desenvolvido, mas por nao encontrarem nenhuma evidencia de que estivesse em vias de desenvolver-se.
posted by Rita Dantas @ 13:01 3 comments

da polÍ­tica da abertura dos afectos

Na sequencia de uma quantidade de acontecimentos que nao vale a pena relatar, percebi entre outras coisas que existia um sentimento de culpa, despropositado mas inteiramente compreensÍ­vel, que me impedia de dar oportunidades a pessoas que queriam entrar na minha vida pela porta da frente.
Foi quando descobri que eliminÁ-lo era parte do meu caminho para me fazer feliz outra vez, e o eliminei (na medida dos possÍ­veis, claro). Abordei a coisa de forma radical transformando um pedido de desculpas que devia na sequencia dos ditos eventos num convite para vir a Praga.
Porque dizia numa revista que manter a abertura era o essencial. Porque me disse um amigo que devia tentar, dar uma hipÓtese, correr um risco por monstro que fosse.

Pelo que vos conto portanto desta radicalÍ­ssima alteraÇao e vos deixo a espera de resultados. Mi aguardem.

posted by Rita Dantas @ 12:56 4 comments


Quarta-feira, MarÇo 01, 2006


7 manias novas

- Quando estou a jogar Free Cell, odeio admitir que sou tao pouco interessante e tenho tao pouco que fazer quero jogar outro jogo. Digo-lhe sempre que nao e depois vou lÁ acima carregar em "novo jogo".

- Ando, desde Berlim, sempre com um mapa da cidade onde moro. E sim, tenho tambÉm a mania de que sou especialmente boa a le-los (na verdade, nao tenho, sÓ acho que saber ler um mapa É elementar e que sao os outros que tem uma qualquer estranha dificuldade).

- Provo sempre as natas batidas do cafÉ antes de mexer, e se forem chantilly como-as primeiro.

- Nao gosto que tirem toda a cÁpsula de uma garrafa de vinho para abri-la. sim, É um preciosismo snob, mas É tambÉm uma questao estÉtica, É um gesto feio que nao vem nada ao caso quando se vai beber vinho. No mesmo grupo de gestos que me parecem horrÍ­veis estÁ o bater de maÇos de tabaco (honestamente, se for mesmo necessÁrio, parece-me que se devia fazer em privado).

- Durmo com um mÍ­nimo de duas almofadas.

- FaÇo concursos de "suster olhares" com rapazes giros nos transportes. Desisto primeiro quando eles parecem estar quase a achar que divertimento tao inocente É desculpa para meter conversa. O flirt por jogo sÓ tem graÇa com um adversÁrio a altura.

- Gosto de papel. Tenho uma agenda de papel de que preciso, escrevo cartas que nao podiam ser mails, nem telefonemas nem faxs, compro papel novo e fico feliz. Com o que me lembro que É isso mesmo que tenho de fazer, jÁ que perdi o meu segundo caderno desde que cheguei (a minha teoria sobre a razao pela qual mais ninguÉm É tao bom a checo como eu, É que passo a vida a passar tudo de novo).

RepetiÇao em honra da Esdruxulina, manias novas e tudo, em nÚmero de sete, com o que se encerra definitivamente o capÍ­tulo das manias, mesmo que a corrente me seja passada pelo Papa lui-meme.

posted by Rita Dantas @ 12:52 11 comments


Dieta (II)

Odiava morar naqueles paÍ­ses em que Dieta É o nome dado ao Parlamento.

posted by Rita Dantas @ 12:50 1 comments


Dieta (I)

Estou a fazer aquela dieta em que sÓ se come proteÍ­nas. Combino-a com a dieta em que se podem comer hidratos de carbono e alio ainda aquela que poe o enfase nos legumes e nas frutas. Estou tambÉm a seguir simultaneamente a dieta que permite uma indulgencia por dia, a que permite doces a meio da manha e a que acrescenta outra indulgencia por semana.
EstÁ a funcionar muito bem. Realmente nao tenho fome, tem razao os nutricionistas que dizem que o ideal É cada pessoa encontrar a sua conjugando vÁrias. É uma pena nao ter balanÇa, tenho a certeza de que se tivesse estava tudo provado jÁ estava a ganhar dinheiro a custa disto.

PS:É a teoria da alimentaÇao equilibrada: enquanto nos conseguirmos equilibrar ao apertar os cordoes dos sapatos, estamos Óptimos.
PSS:Agora a sÉrio, posso voltar pelo menos ao meu estado prÉ-Inglaterra por passe de mÁgica?

posted by Rita Dantas @ 12:44 1 comments

No comments: