Monday, August 21, 2006

Blog de Novembro de 2004

Terça-feira, Novembro 30, 2004


Regra geral (em teste)

E quase definitivo que, quanto mais otaria e ridicula e a tarefa que um alemao tem de fazer, mais ele tem um ar entusiasmado e engage.
Aguarda-se no entanto uma formulaCao final desta regra, uma vez que nao e garantido que se aplique tambem aos 10%da populaCao que nao tem a mania de que e multi-kulti, nem aos que sao conservadores ou simplesmente de direita(face a dificuldade de encontrar um especimen de esquerda que nao tenha a mania que e multi-kulti a hipotese fica por defeito provada para toda a esquerda).


PS:Outras informaCoes sobre a minha preciosa visita de estudo ao bairro de Kreuzberg estao na fotopage.
posted by Rita Dantas @ 15:50 0 comments


Aviso

A medida que este blog atinge um nivel de visitantes duvidoso face ao numero de pessoas a quem me lembro de ter dado o endereço(quase 600 visitas), compete-me fazer um aviso:se estao ai, voces regulares,acusem-se, que aqui nao ha espaço para maiorias silenciosas.

Por outro lado, toda a gente sabe que quem faz comments e beneficiado no Natal...
posted by Rita Dantas @ 15:36 0 comments

Segunda-feira, Novembro 29, 2004

Obrigada Etelvina!

Eis que com um atraso assustador, posso finalmente agradecer a gentil senhora que me enviou estes dois, que me acompanham nas emissoes noticiosas da manha, afastam os pardais das batatas da Gabi, e vigiam se eu nao me esqueço de lavar a louça.
Aproveito e insiro o link da pagina de fotografias,cuja frequencia de utilizaçao e no entanto ainda de todo desconhecida:
Fotoblog


Isto feito, tenho mesmo de trabalhar.
Argh, abaixo a China...
posted by Rita Dantas @ 10:24 3 comments


Sexta-feira, Novembro 26, 2004

Genossen, achten sie bitte darauf, was sie alles verpassen!

Nota:
Apesar deste meu último comentário mais crítico, tenho ainda esperanCas de ser acrescentada a esta lista do Comité Central. Basta ver o número de qualidades que reúno:
1.Estudo Ciências da ComunicaCao, de longe a licenciatura mais representada.
2.Já morei em Almada.
3.Já fui explorada em diversos empregos, podendo portanto contribuir para estatísticas que provem a ligaCao aos trabalhadores, e nomeadamente ao proletariado moderno dos centros comerciais (ok, se espero o reconhecimento da existência destes explorados novos talvez tenha de esperar uns anos).
4.Durante os últimos anos, nao tive nenhuma actividade política relevante.
5.A minha cultura política está longe de ser suficiente.
6.Ainda outro dia, menti descaradamente a um Professor.
posted by Rita Dantas @ 09:03 1 comments

O que é que se vê assim?

Acabo de ver um cheirinho da lista para o próximo Comité Central, e fiquei de novo impelida a estudar.
ConheCo tanta daquela gente e reconheCo-lhes tao tao pouco, que tenho de ficar impressionada, mesmo que nao esteja lá nada de que eu nao estivesse à espera, mesmo que já toda a gente soubesse que ia ser assim. Consigo mesmo rir-me, e pensar até onde desceu o partido de que faCo parte.Mas uma parte de mim fica mesmo chateada.

Nao apenas porque estejam lá os mentirosos, os caluniadores, alguns que reconheCo como conspiradores da pior das espécies (a russa, por exemplo, que consiste na tentativa de manipular as relaCoes amorosas da vítima tentando atacá-la de ambas as frentes, ou a asiática, que consiste em ir sorrindo e dizendo que sim, e ir destruindo e fazendo que nao).Nem porque estejam lá aqueles que manifestamente sao culpados de corrupCao, outros cuja postura política me dá asco, ou os outros ainda que calaram a vitória nas autárquicas de 2000 em Lisboa.

Mas só porque até destes já a nata se foi, a crème de la crème da má fé, e foi substituida por uma quantidade de inaptos bastante menos complexa. Ora assim nao dá pica.
posted by Rita Dantas @ 08:50 1 comments

Quinta-feira, Novembro 25, 2004

Cronica falta de vontade de estudar

Face ao facto de ja nao poder sequer pensar na hipotese da democratizaCao da China sem sentir uma azia Chop-Soi, faCo coisas uteis.
Acabo por exemplo de fazer um teste para saber que prostituta cinematografica sou.
Lola Lola, do Anjo Azul.
Chama-se classe, carissimos.



posted by Rita Dantas @ 18:42 1 comments

RemodelaCao governamental

Acabo de ler que Santana Lopes remodelou o Governo usando um caleidoscópio.
posted by Rita Dantas @ 15:56 0 comments


Segunda-feira, Novembro 22, 2004

Outras 5 impressoes sobre a vida na Alemanha:

1.Na rádio, os serviCos de informaCao sobre o transito incluem a localizaCao exacta dos controles de velocidade pela polícia.

2.Na política, o politicamente correcto costuma tolher os movimentos de todos. A esquerda gosta de Israel porque senao é anti-semita, e a direita esconde que por detrás de "defender a cultura nacional" está "abafar o crescimento da manifestaCao da cultura dos outros"(para ficar por aqui).Isto vale tanto para a esquerda chique e intelectual na linha do BE como para a direita liberal e freiheitlich (em traduCao, liberal, mas neste caso nao apenas no sentido económico mas também no dos costumes).

3.No Metro, vigora a regra geral: se vês entrar alguém com um ar tao chungoso que de certeza nao comprou bilhete, esse alguém é um fiscal.E também esta: o rapaz que parece o Paulo Pires mas mais giro entra na estaCao depois de ti e sai uma antes.

4.Nos piropos, a boa educaCao ainda prevalece (nao há no entanto qualquer garantia de que eu os percebesse ou sequer notasse se fossem em calao suburbano-pornográfico)

5.Na faculdade, os professores aceitam críticas quando ao desenvolvimento da aula,vestem-se e falam como pessoas normalíssimas, e tenho mesmo dois que dao uma aula juntos apesar de nao concordarem um com o outro (ou por isso mesmo) e sao tratados por tu pelos alunos.
posted by Rita Dantas @ 18:38 2 comments


Estou a ler um romance de espioes

Na falta drástica de coisas para ler, embarquei num livro velho da Gabi. Pela descriCao da parte de trás parecia um típico romance de espioes, e eu senti-me enquadrada em geraCoes de leitores de romances de espioes, ainda por cima eu mesmo aqui ao lado do muro. Esperei piadas cínicas, tecnologia que foi de ponta há 40 anos, a paz mundial em perigo a ser salva por um agente da Cia.
Devia ter olhado melhor para o título.
Que agente da Cia que se preze gosta de ser tratado por Pawluschka?
Que antes temível Comissária do Partido segue um Pawluschka pela Taiga cozinhando acepipes siberianos armada de uma Nagan?
Que autor de romances de espioes sério escreve "Que vos parece amiguinhos?"?

No título estava a chave.
"Noites de amor na Taiga".

PS:Quem me conhece sabe que ainda assim li tudo até ao fim.Pawluschka e Ludmilluwschka conseguiram fugir para o Irao onde Pawel recusou a cidadania alema e se instalou como vendedor de tapetes persas. Ludmilla teve outro filho para fazer companhia a Nadja, o bom do Alexi. Viverá ele num mundo em paz, pergunta-se Pawel, o vendedor de tapetes, observando os jardins de Teheran pela janela.
posted by Rita Dantas @ 17:44 0 comments

Se todos os homens fossem rapazes do Zedat:

(Zedat: gabinete informático da faculdade com estudantes de informática muito competentes,prestáveis e simpáticos)


- Perceberiam aqueles problemas que sentimos como um nó no peito que impede o funcionamento normal, mas que nao conseguimos por em palavras, exactamente como resolvem os problemas do computador cuja origem e teor eu desconheCo,e para cuja descriCao nao tenho vocabulário
- Mimar-nos-iam como forma de evitar problemas e nao apenas para os resolver, numa de anti-vírus
- Continuariam a falar com aquele tom português de "eu tenho um doutoramento em benfiquismo", mas para variar saberiam realmente do que estavam a falar
- Quando punham maos à obra, o problema era resolvido e nao apenas substituído

Mas:
-Fariam back up das discussoes e lembrar-nos-iam disso quando entrássemos em contradiCao aguda
-Premiriam CTRL+ALT+DEL face ao vírus TPM
E:
Passávamos a ser nós quem nao percebia de que raio estavam eles a falar.
posted by Rita Dantas @ 17:31 0 comments


Quinta-feira, Novembro 18, 2004

Ja ninguem acredita nestes tipos, mas...

A metereologia garante neve esta noite e nos proximos dias.
Estou a rezar em varias linguas, a varias deuses, e prometo uma danCa ritual para quando regressar a privacidade da minha casa.
Va la.
posted by Rita Dantas @ 16:17 2 comments


Quarta-feira, Novembro 17, 2004

A minha maquina de lavar dos tempos da DDR ainda funciona




Confundida por um anúncio no quadro que avisa de novas aulas no Instituto de Ciência Política, fui a um Workshop do PDS sobre Política Ambiental.

Quando cheguei já falava um senhor que é o Ministro do Ambiente, pelo PDS, do estado de Mecklemburg-Vorpommern (eu também nao sabia onde era). Falou muito tempo do seu trabalho e também depois várias vezes sobre as dificuldades de sensibilizar o resto do partido para a importancia da política ambiental. Escusado será dizer que esta parte me lembrou de bastantes coisas. Frisou por último que evidentemente nao era possível resolver a questao ambiental no quadro do capitalismo, mas que tinham de descobrir um caminho para o socialismo que nao era o que já tinham tentado. Estava a falar a sério, e eu estava a achar interessante.

A coisa aqueceu. Veio um convidado, defensor do "Socialismo Ecológico",que a certa altura critica fortemente a teoria do primeiro senhor de que é preciso conseguir uma aceitacao e um apoio crescentes no seio da populacao (nao sei bem com quem desejava este fazer a revolucao, mas seja) e o programa do PDS, nomeadamente no que diz respeito ao crescimento económico. Eu estava parva. Partido socialista convida para um workshop um tipo que os critica. Parecia tao...aberto... Partido fala das dificuldades de fazer passar para dentro uma ideia fundamental, também ao nível dos dirigentes. Estranho...fascinante.

O ministro fez um choradinho, e passou a tratar o convidado por você,mas depois já se davam bem outra vez. ComeCou entao a discussao sobre a questao do crescimento económico, fala-se sobre os males do consumismo e sobre um regresso às necessidades básicas. Rita sente um desejo irresistível de lhes recomendar a IniciaCao à Teoria Económica Marxista do Mandel, que explica bastante bem que o socialismo nao aumenta mas antes estende o grupo de necessidades básicas. Nao fiz.

Uma senhora muuuuito velhinha sugere que nao é preciso um desenvolvimento económico quantitativo mas qualitativo e dá um exemplo imbatível: a sua máquina de lavar dos tempos da DDR ainda funciona. Os Genossen aplaudem (aplaudir consiste, tal como aliás nas aulas na universidade, em bater com os nós dos dedos na mesa,de punho fechado).A máquina deve gastar toneladas de electricidade, mas ainda funciona.

Depois vem uma rapariga do PDS (sabem como é, cabelo comprido sem corte definido, camisola tricotada à mao, todo o ar de que considera a beterraba um grupo alimentar, mas ainda nao amarga, algum rubor adolescente). Parecem-lhe preocupantes o avanCar da técnica e também o hipotético retorno às necessidades básicas, por causa do desemprego. Sugere que paremos de avanCar a técnica para que haja mais trabalho para distribuir, e outro Genosse também concorda que devíamos previlegiar a manuializaCao face à mecanizaCao. Rita sente forte desejo de contar como o marxismo aposta no avanCar da técnica como forma de ir eliminando o trabalho e abrir caminhos para o pleno desenvolvimento das pessoas, ou apenas de explicar que se a riqueza for distribuida ninguém ficariia muito triste de nao ter de ir para uma fábrica tricotar sacos para batatas.
Neste ponto, Rita desiste de dizer alguma coisa sobre marxismo, porque na verdade nao sabe se eles se afirmam marxistas.

A discussao avanCa sobre questoes energéticas. Todos percebem muito daquilo, e aprendi mesmo muito.
A energia avanCa com uma sopa excelente que é o almoCo. Um camarada conta sobre a exploraCao agrícola da filha, uma espécie de spa hippie onde o gelado de legumes parece mesmo verdadeiro. Pergunto a um senhor se posso votar a DeclaraCao porque nao sou militante do PDS e nem sequer alema.Ele diz que sim, claro, que ali também nao sao todos do PDS e que ele, da organizaCao, também nao é. Interroga-se sobre como nao é de lá algo tao bonito como eu, e eu rio-me a pensar o olhar fulminante/enrubescido com que uma rapariga do PDS (ver descriCao) retribuíria tal elogio. Outro senhor vem também, quer fazer uma emissao com oos melhores de Berlim.Como lhe conto que moro a título normal em Lisboa, fala-me de Abril, porque leu recentemente que aquilo nao tinha continuado naquela direCao. Nostalgiamo-nos com uma coisa que nenhum de nós viveu.

O workshop do PDs acaba com todos os Genossen decididos a fazer vingar a questao ambiental como prioritária no PDS e continuar a pressionar a DireCao nesse sentido. Há boas perspectivas conseguidas pelo tal senhor de Mecklemburg-Vorpommern.Eu ainda estou espantada. Combinam continuar a debater todas aquelas questoes, e esperam contar de novo com o indiano do Socialismo Ecológico.

Assim à primeira nao percebi bem se sao marxistas ou nao, se alinham mais no lado da ostalgie ou da crítica como caminho, e acima de tudo se tanta abertura se estenderá ao resto do partido. Mas fiquei curiosa. Espero que me convidem para a próxima.
posted by Rita Dantas @ 18:06 1 comments


Terça-feira, Novembro 16, 2004
Saudades (contributo para uma morfologia)

As saudades, para as quais existe aliás uma palavra correspondente em alemao, vêm em duas versoes.
A primeira é muito boa. É aquela em que se sente na distância e através dela uma proximidade ímpar. Como quando falo ao telefone com a minha mae e falamos sobre trivialidades como se estivéssemos as duas na sala, ou quando circulo de estaCao em estaCao de rádio entre noticiários a dizer o mesmo (porque nao tenho televisao) e sei bem a quem saio.
A outra é mais difícil, quando se chega a casa no escuro e a casa ainda está escura (sim, porque as minhas mitbewohnerin andam sempre na boa vida), e nos lembramos de que nesta altura a Vitória, o Júlio e a Rosa correriam para nós em abraCo de boas-vindas. Nessa altura ata-se um nozinho dentro de nós, e nao precisamos de gotas para os olhos.

Mas, e eis o factor mais importante, sentimos saudades na medida exacta da sorte que temos.
Por isso tenho muitas saudades e sei que é só porque sou muito feliz.
posted by Rita Dantas @ 15:42 1 comments


O fim da raça ariana
Dei-lhes sangue, agora mesmo.
posted by Rita Dantas @ 15:38 2 comments

Sexta-feira, Novembro 12, 2004

Sexismo

O barulho de um aspirador enferniza-me a vida do lado de lá da porta, sem que eu consiga definir bem se é porque alguém aspira as escadas (o que dado o seu estado geral é bastante duvidoso) ou se é um vizinho que aspira encostado à minha parede de papel.
Como o barulho comeca a descer, escolho a primeira hipótese. Olho para o calendário, vejo que é Quinta-feira, e tremo: o dia das mulheres a dias.Em todo o mundo.A maldicao de Wilma.

Saio de casa e nas escadas, o homem das limpezas cumprmenta-me de forma cortez.
Toma que é para aprenderes, digo eu de mim para comigo.

posted by Rita Dantas @ 13:54 0 comments

Segunda-feira, Novembro 08, 2004

Estudar em Novembro

Estudar em Novembro - Lisboa:
Rita: Nao, nao fui à aula, tu foste?
Fátima: Nao, temos de nos lembrar de pedir os apontamentos à Vanda...Já tiraste os códigos novos que estao na Casa das Folhas?
Rita: Nao, vamos lá (...) Meu Deus, como raio vamos ter tempo de ler isto tudo?
Fátima: Nao sei, eu vou já para casa, tenho uns apontamentos para passar
Rita: Nao vais à aula? Entao espera, eu vou contigo, deixa-me só ir dizer uma coisa ali à esplanada...
Estudar em Novembro - Berlim:
Vou à aula ou nao vou à aula? O pior é que ainda nao li o texto...mas também nao posso faltar...amanha vou estudar todo o dia...ai nao, amanha vou àquele concerto...bolas, como vou ter tempo para ler o texto de quarta feira? E qual é o texto que tem de se ler para amanha? Já faltei a semana passada por isso agora tenho de ir mesmo, mas nao posso ir sem ter lido o texto....grrrr...
Enfrentando o stress e com saudades da Fátima, vou ver se o meu olho está vermelho, como uma bolacha de Natal e volto para o meu romance barato ou para o meu vício novo, a Der Spiegel. Tenho de estudar e pronto.
posted by Rita Dantas @ 17:53 0 comments

Ele está a dizer o que eu penso que ele está a dizer?

Devo confessar que ler artigos do Edgar Correia já nao é o que era. Dantes, sentávamo-nos com o Público (era à terca?) na esplanada da faculdade e fazíamos apostas sobre a inevitabilidade da frase "Se no tempo em que a esquerda detinha a maioria no Parlamento, o PCPtivesse trabalhado com os outros partidos de esquerda na construcao de uma alternativa de esquerda...".Escusado será dizer que a leitura era tao mais entusiasta quanto mais o tema parecia afastar-se da ideia em questao, versando antes sobre futebol, o défice orcamental ou a Primavera. No entanto, ganhavam quase sempre os que firmavam na hipótese de um súbito volte face trazer escondido este velho refrao.Agora, passam-se quatro ou cinco artigos em que eu dou gracas por já nao estar em Lisboa para fazer apostas,de contrário teria perdido.
Hoje no entanto, deparei-me com esta passagem..
"À Esquerda é também visível um quadro dinâmico. Na sociedade, com o desenvolvimento de movimentações e a afirmação de novas formas de intervenção. Mas igualmente no espaço dos partidos: no PS, através do desenvolvimento de tendências de opinião e da metodologia do debate entre elas; no BE, com o alargamento da sua representação social e territorial; e entre os que se reclamam do comunismo, num processo em que, a par da perda de influência e da contracção acelerada do estalinismo, protagonizado pela direcção do PCP, é já observável a lenta e paralela emergência de um novo paradigma comunista, democrático, renovador, vinculado a ideias e a uma prática autenticamente emancipadora. "

Ele nao pode estar a falar da Renovacao Comunista, pois nao?
Ou pode?
posted by Rita Dantas @ 17:41 0 comments

Sexta-feira, Novembro 05, 2004

Um refinado sentido de ironia

Os alemaes sao dados a uma ironia muito peculiar, que já tinha tido oportunidade de apreciar quando fiquei numa pensao católica em Bona. O nome era "Monte de Vénus".
Mas nem isso me deixou preparada para a Catedral de Berlim, localizada em pleno jardim do desejo...

PS:Para os puristas: Lust nao significa apenas desejo,inclusivamente carnal, mas também vontade, e em Alemao mais erudito utiliza-se "Sinneslust"(algo cmo desejo dos sentidos) para significar aquilo a que os ingleses chamam Lust. De resto, julgo que a expressao tem origem bíblica e que o Jardim do Desejo seria uma espécie de subúrbio do paraíso...
posted by Rita Dantas @ 16:39 3 comments


Clarividência
"Bush mantém terrorismo como prioridade para o segundo mandato"
(título do Público de hoje)
posted by Rita Dantas @ 13:52 0 comments

Resistir é possível?
Quanto tempo se pode resistir ao blogspot, morando num servidor desconhecido?
Quanto tempo se aceitará ter um blog nao alterável a partir dos computadores da faculdade?
Quantas vezes mais queremos ir a um internet-café onde o linóleo da secretária é oleoso, alguém grita ao telefone numa mistura aguda de persa antigo e coreano e as prateleiras cheias de géneros alimentares clameiam já terem esquecido o prazo de validade?
posted by Rita Dantas @ 02:13 1 comments

Quinta-feira, Novembro 04, 2004

As delícias da vida doméstica

Posso ter 22 anos (na verdade, esse é mesmo um facto pouco discutível), mas ainda enfrento as tarefas da vida doméstica como quem brinca às casinhas.

Acho fazer sopa para congelar engracado e sorrio se tenho o sensato pensamento de tirar um tupperwear do congelador antes de ir para a faculdade. Vou ao supermercado e compro coisas como amaciador da roupa.Vejo a publicidade sem ter de disputá-la com a minha mae (é de crer que a Gabi e a Inês me odeiem por ter tirado aquele autocolante a recusar publicidade, mas a cada dia me pergunto se elas sabiam a fascinante leitura que andavam a perder). Faco comida a mais que guardo em caixinhas.

E toda uma lista de pequenas coisas divertidas, que confesso ver ainda como as miudinhas de 8 anos.Talvez porque lá no horizonte, eu ainda viva formatada na ideia de que virá daqui a 5 minutos a minha mae mandar-me arrumar tudo. E porque às vezes é nessa formatacao interna que reside a forca para avancar.
Por isso mesmo, em jeito de auto-convencimento, aqui fica:
"Já vai,mae, é só mais um bocadinho."
posted by Rita Dantas @ 19:46 0 comments


Reunifiquem-se ao fim-de-semana, se tem mesmo de ser

O Governo quer acabar com o 3 de Outubro, o grande feriado político alemao, passando a celebrar sempre a reunificacao no primeiro domingo do mês. Isto permitiria um acrescento de 0,1% do PIB, dizem eles (embora se trate apenas de 0,02% de um ano, mas toda a gente sabe que a 3 de Outubro se produz bastante mais).
Quando a velha Manela se lembrou de tal, ninguém a levou a sério.Mas Schroeder estava a ver,e pensou para com os seus botoes que já que era tao feio como aquela senhora, estava na altura de fazer uma última tentativa para bater o seu espantoso grau de impopularidade.
De acordo com os jornais, já esteve mais longe.
posted by Rita Dantas @ 18:12 0 comments


Angela Merkel, ou, porque sempre fui contra o politicamente correcto
Existem muitas pessoas preocupadas com o facto de a maioria das últimas eleicoes alemas representar uma viragem à direita em resultado do descontentamento com o governo da coligacao.Essas pessoas podem ficar descansadas. Enquanto Angela Merkel for o estandarte da direita alema, a Alemanha está segura.

Angela Merkel é uma senhora sem graca,inteligência ou charme,e lidera os destinos da CDU.É famosa por fomentar intrigas e desacatos,utilizando-os depois para pueris demonstracoes de forca.
De acordo com o Patrick, mas nao só, essa senhora foi escolhida porque é uma mulher e porque vem do leste da Alemanha. Ela é portanto o triunfo do politicamente correcto naquilo que ele tem de pior, a mediocridade.
Por isso sempre que dizemos que queremos mais mulheres na política (ou sempre que alguém diz isso, já que eu devo confessar nunca ter dito tal coisa) é melhor pensarmos em Angela Merkel.
Por mim, nao preciso de mulheres no Parlamento. Se elas nao se quiserem candidatar, que nao se candidatem, e se os partidos nao tiverem tao boas candidatas mulheres como têm candidatos homens, que nao as ponham nas listas (salvo os casos óbvios de discriminacao, que existem aliás tanto mais quanto mais se estende a fachada do politicamente correcto).

Mas preciso de ideias, de coerencia, de pensamento, de programa e de inteligência.E quando um político é dotado destes atributos, nao é meu costume considerar o que ele tem entre as pernas (salvo outros atributos que o justifiquem).
posted by Rita Dantas @ 17:40 1 comments

5 impressoes sobre a vida na Alemanha:
1.A Alemanha é cara. As únicas excepcoes sao as viagens (excepcao comum a toda a Europa Central),as tabletes de Ritter Sport e as flores.
2.Os alemaes sao de forma geral bastante simpáticos e cooperantes,e as minhas más experiencias sao muito poucas. Os colegas do lado sao sempre simpáticos e prestáveis, e garantem sempre ser impossível descobrir que nao sou alema antes de lhes dizer.Mas, por outro lado, um aluno pode interromper a apresentacao de outro dizendo "Todos lemos o texto, nao podes passar à frente?", sem que lhe furem os pneus da bicicleta.
3.Há notícias sobre a vida amorosa de Paris Hilton no metro (eu também nao sabia quem era tal senhora. A culpa nao é vossa, ela nao é coisa nenhuma nem faz nada, é só a herdeira do Hilton e tem sobressaltos amorosos).
4.Berlim é Berlim.
5. As senhoras de "What not to wear" comentam que as pessoas por vezes se continuam a vestir e pentear de acordo com uma década ou moda especial porque essa foi a época em que se sentiam jovens,belas e felizes. Metade de Berlim foi feliz nos anos 80. Este fenómeno é transgeracional.
posted by Rita Dantas @ 17:29 1 comments

No comments: